Forças ucranianas acompanham "drones" inimigos com interceptor de vídeo de produção local
Donetsk, Ucrânia
19 de Agosto de 2025Dispositivo de intercepção de sinal vídeo de "drones", Whoover, ao serviço das Forças da Ucrânia, produzido localmente pelo integrador Ambit, em operação a 19 de Agosto de 2025, na região de Donetsk, na Frente Leste do Teatro de Operações. Desta forma o utilizador pode proteger-se acompanhando a actividade dos "drones" inimigos - ou desencadear acções de intercepção sobre os mesmos.
Este dispositivo portátil detecta e intercepta as emissões de vídeo analógico nas frequências dos 1.2 GHz (820-1820 MHz) e 5.8 GHz (4830-6030 MHz) usados pelos "drones" activos na região - permitindo ao utilizador a consulta da lista de "drones" e seleccionar para visualização o respectivo "feed" de vídeo, acompanhando o mesmo em tempo real. O dispositivo, protegido por uma estrutura de plástico denso, de impressão 3D, conta com uma bateria de 10 000 mAh, recarregável por USB-C, que lhe permite operar numa janela de 8 horas. Tem um preço no retalho ucraniano de 8 500 UAH (cerca de 176 EUR).
A Ambit é um preparador e integrador ucraniano, seguindo metodologias de desenvolvimento acelerado, com protótipos altamente funcionais a serem testados directamente em contexto de combate, e com os resultados rapidamente incorporados na rectificação, adaptação, melhoria e lançamento de novas versões.
Foto por Kostiantyn Liberov | Libkos
Comentários