Força de resposta rápida da Finlândia em treino em ilha do Báltico
Ilha de Saaremaa, Báltico, Estónia
29 de Julho de 2025
Operacionais de uma das sub-unidades de "Caçadores Costeiros" ("Rannikkojääkärit") da Finlândia, destacados como parte da Força de Resposta Rápida Finlandesa (SKVJ, "Suomen Kansainvälinen Valmiusjoukko"), em acção anfíbia a partir de lanchas de desembarque classe Jehu (U-700) da Marinha da Finlândia na Ilha de Saaremaa, Estónia, no decurso do exercício "Sunny Beach", a 29 de Julho de 2025.
O exercício decorreu no contexto do Teatro de Operações do Mar Báltico, nas penínsulas de Undva e Ninase da ilha estoniana de Saaremaa, entre os dias 29 e 30 de Julho de 2025. Tratou-se de um exercício bilateral desenvolvido pelas Forças da Estónia e da Finlândia, em contexto de desembarque e defesa de ilha. Além das lanchas da classe Jehu (U-700), as forças finlandesas empenharam aqui também helicópteros NH90 TTH ("Tactical Transport Helicopter").
Construídas pela finlandesa Marine Alutech, com a designação Watercat M18 AMC ("Armoured Modular Craft"), a classe Jehu (U-700) entrou ao serviço em 2014. Dotada de protecção balística, desloca 32 toneladas, tem 19,9 metros de comprimento, uma boca de 4,3 metros e um calado de 1,1 metros. Equipada com 2 motores Scania DI16 007, de 1 150 hp cada, propulsiona 2 "water jets" Rolls-Royce 40A3, que lhe permitem alcançar um máximo de 40 nós (35 nós com carga completa), e com um alcance operacional de 370 km. Estão actualmente 12 unidades ao serviço da Finlândia.
Com uma guarnição de 5 a 6 elementos, pode transportar, a coberto, até 24 militares equipados. Está armada com uma plataforma de operação remota (RWS) Saab Trackfire que pode ser equipada com uma metralhadora pesada 12,7 mm , NSV, ou lança-granadas automático de 40mm (H&K GMG), combinado com uma metralhadora co-axial de 7,62mm, PKM. Possui ainda 2 metralhadoras pesadas 12,7 mm, NSV, em pontos da estrutura, de operação manual.
Incorporando os contextos de reconhecimento e assalto anfíbio, os "Caçadores Costeiros" ("Rannikkojääkärit") são forças especiais da Marinha da Finlândia, com origens que remontam ao período da Guerra Fria, com antecedentes no batalhão Kustjägare fundado na década de 1950. Em 1998, a formação de "Caçadores Costeiros" foi centralizada na Brigada Nyland, sediada em Dragsvik, município de Raseborg (Raasepori), no sudoeste da Finlândia. Após reformas em 2015, a Marinha Finlandesa redefiniu as unidades costeiras como elementos centrais de resposta rápida, com capacidade expedicionária.
Fotos via Forças de Defesa da Estónia ("Eesti Kaitsevägi")
Comentários