Novo KC-390 da Força Aérea Portuguesa em "Milk Run" entre Beja e os Açores


Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores, Portugal 
28 de Julho de 2025

Aeronave KC-390 (26903, 497CDE), a terceira e mais recente unidade da frota da Esquadra 506 – "Rinocerontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP) na Base Aérea N.º 4 (BA4), ICAO LPLA, vulgo "Base das Lajes", na Ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores, Portugal, a 28 de Julho de 2025.
Naquilo que se designa na gíria anglo-saxónica por "milk run" (grosso modo "a volta do leiteiro"), correspondente a um percurso em cadeia com várias paragens, programadas, para entregas e recolhas de material ou passageiros, o KC-390 (26903) esteve aqui a operar com o "callsign" SILVR60, descolando da Base Aérea N.º 11 (BA11) em Beja pelas 08:42 UTC rumo a Lisboa, onde aterraria pelas 09:09 UTC. Descolou de Lisboa pelas 10:25 UTC rumo à BA4, na Ilha Terceira, onde aterrou pelas 12:43 UTC. Descolou das Lajes pelas 14:40 rumo a Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, onde aterrou pelas 15:07. Descolou daqui pelas 15:52 UTC rumo ao continente, aterrando em Lisboa pelas 18:23 UTC. Posteriormente partiria de Lisboa, pelas 19:40 UTC, rumo a Beja, onde viria a aterrar na BA11 pelas 19:58 UTC.
No detalhe da foto nas Lajes, podemos observar, sob a asa direita, um "pod" de guerra electrónica, SPEAR AECM ('Active Electronic Countermeasures') da Elbit Systems. O respectivo par sob a asa esquerda, embora não visível no enquadramento da foto, completa a configuração simétrica do sistema.
Esta plataforma da Elbit, parte de um contrato de fornecimento a 5 anos junto da FAP, assinado em Outubro de 2019, compreende Sistema de Aviso de Radar e Laser, Sistema de Aviso de Mísseis guiados por Infra-Vermelho (IR), Sistema de Projecção de Contramedidas, Sistema Direccional de Contramedidas Infra-Vermelho (DIRCM) e Sistema Activo de Contra Medidas Electrónicas (AECM) - este sob a forma do par de "pods" SPEAR AECM aqui destacados, com 140 kg de massa, um comprimento de 2,2 metros e 41 cm de diâmetro.
O SPEAR AECM usa uma plataforma digital DRFM ("Digital Radio Frequency Memory") de recepção, análise e transmissão (multi-frequência) destinada a interferir via ERP ("Effective Radiated Power") com sistemas de radar de plataformas de detecção e defesa anti-aérea, sejam elas baseadas em meios terrestres, aéreos ou navais.
Em produção pela Embraer desde 2014, e com o primeiro voo a 3 de Fevereiro de 2015, o KC-390 tem um comprimento de 35,2 metros, uma envergadura de asa de 35,05 metros, é propulsionado por 2 motores IAE V2500-E5, que lhe permitem uma velocidade de cruzeiro de 870 km/h. Tem uma tripulação de 4 elementos, podendo transportar 80 passageiros ou 66 paraquedistas equipados, com um peso máximo à descolagem de 81 toneladas. Tem um alcance operacional de 2 000 km (com 26 toneladas de carga) a 5 000 km (com 14 toneladas de carga), e até 6 240 km (em trânsito, sem carga).
Em 2019, foram encomendadas por Portugal, ao fabricante brasileiro Embraer, um total de 5 unidades (a serem entregues, em ritmo de um unidade por ano, de 2023 a 2027), que irão substituir os Lockheed C-130 H "Hércules" da Esquadra 501 "Bisontes" da FAP. A primeira unidade (26901) ao serviço da FAP desde 16 de Outubro de 2023, a segunda unidade de KC-390 (26902) foi entregue a 28 de Junho de 2024, e a terceira unidade (26903), aqui referenciada, foi entregue a 17 de Julho de 20245.
Foto por Kurt Mendonça

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