T-25M da Força Aérea Brasileira em Lagoa Santa
Lagoa Santa, Belo-Horizonte, Minas-Gerais, Brasil
7 de Outubro de 2025
Aeronave T-25M (1862) de instrução da Força Aérea Brasileira (FAB), a 7 de Outubro de 2025, em passagem a muito baixa altitude sobre a pista do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, georreferenciação -19.663303610674234, -43.891010387776376, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas-Gerais, no Sudeste do Brasil.
O T-25M corresponde à versão modernizada (M) do Neiva T-25C Universal da FAB, compreendendo ecrãs digitais e aviónicos Garmin 650Txi. Este programa, conduzido pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), suportado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), teve a sua primeira unidade entregue em 2024 e deverá estar terminado até 2026, envolvendo o inventário de 38 aeronaves de instrução T-25C da FAB.
O T-25 é uma plataforma de construção brasileira, a cargo da Indústria Aeronáutica Neiva (fundada em 1954 e desde 1980 uma subsidiária da Embraer), com o seu primeiro voo a ter tido lugar a 29 de Abril de 1966, e com 189 unidades construídas entre 1963 e 1979.
Trata-se de um monomotor de asa baixa, com 8,6 metros de comprimento, uma envergadura de asa de 11 metros, com um peso em vazio de 1 150 kg e um peso máximo à descolagem de 1 700 kg. É propulsionado por um motor Lycoming IO-540-K1D5 de 300 hp, sustentando uma velocidade máxima de 300 km/h (em cruzeiro, 285 km/h) com um alcance operacional de 1 150 km e um tecto de altitude máxima de 6 100 metros.
Orientado essencialmente à função de instrução, pode ser armado, num perfil de ataque ligeiro, nos 2 pontos de fixação sob as asas, com metralhadoras de 7.62mm, lançadores de foguetes SBAT (Sistema Brasileiro Ar-Terra) ou bombas de 45 kg.
Foto por G. Lacerda | Força Aérea Brasileira (FAB)
Aeronave T-25M (1862) de instrução da Força Aérea Brasileira (FAB), a 7 de Outubro de 2025, em passagem a muito baixa altitude sobre a pista do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, georreferenciação -19.663303610674234, -43.891010387776376, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Estado de Minas-Gerais, no Sudeste do Brasil.
O T-25M corresponde à versão modernizada (M) do Neiva T-25C Universal da FAB, compreendendo ecrãs digitais e aviónicos Garmin 650Txi. Este programa, conduzido pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), suportado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), teve a sua primeira unidade entregue em 2024 e deverá estar terminado até 2026, envolvendo o inventário de 38 aeronaves de instrução T-25C da FAB.
O T-25 é uma plataforma de construção brasileira, a cargo da Indústria Aeronáutica Neiva (fundada em 1954 e desde 1980 uma subsidiária da Embraer), com o seu primeiro voo a ter tido lugar a 29 de Abril de 1966, e com 189 unidades construídas entre 1963 e 1979.
Trata-se de um monomotor de asa baixa, com 8,6 metros de comprimento, uma envergadura de asa de 11 metros, com um peso em vazio de 1 150 kg e um peso máximo à descolagem de 1 700 kg. É propulsionado por um motor Lycoming IO-540-K1D5 de 300 hp, sustentando uma velocidade máxima de 300 km/h (em cruzeiro, 285 km/h) com um alcance operacional de 1 150 km e um tecto de altitude máxima de 6 100 metros.
Orientado essencialmente à função de instrução, pode ser armado, num perfil de ataque ligeiro, nos 2 pontos de fixação sob as asas, com metralhadoras de 7.62mm, lançadores de foguetes SBAT (Sistema Brasileiro Ar-Terra) ou bombas de 45 kg.
Foto por G. Lacerda | Força Aérea Brasileira (FAB)
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