Novos "drones" navais ucranianos com lançador de foguetes múltiplos de 10 tubos e metralhadora pesada com estabilizador giroscópico


Ucrânia 
22 de Outubro de 2025

Duas novas versões das embarcações não tripuladas da plataforma "Sea Baby" das forças ucranianas, uma armada com lançador de foguetes múltiplos (de 10 tubos) e outra com metralhadora pesada sobre plataforma de operação remota com estabilizador giroscópico, apresentadas pelo Brigadeiro-General Ivan Lukashevich (cognome "Hunter") do Departamento de Contrainteligência Militar ("Департамент військової контррозвідки") dos Serviços de Segurança da Ucrânia ("Служба безпеки України", СбУ; "Sluzhba Bezpeky Ukrayiny", SBU), a 22 de Outubro de 2025, na Ucrânia.
Estas novas versões contam, além do equipamento com estes sistemas de armas, com melhorias de sistema de navegação, de motorização e de autonomia, podendo alcançar distâncias de 1 500 km e suportar um "payload" de 2 toneladas.
A plataforma de operação remota, armada com metralhadora pesada, é suporta por sensores electro-ópticos e estabilizador giroscópico, acrescendo "software" com capacidade de reconhecimento, identificação e acompanhamento autónomo de objectivos. Aparenta usar aqui uma metralhadora pesada NSV "Uytos" ("Утёс", "Rochedo"), calibre 12.7×108mm. A plataforma de foguetes múltiplos aparenta ser municiada por foguetes "Grad" de 122mm, com ogivas de 18 a 20 kg e alcance até 20 km.
Desenvolvidos pelo SBU desde Julho de 2022 e em operação desde Fevereiro de 2023, os "Sea Baby" são uma plataforma modular de embarcações não tripuladas usadas, com ogivas de alto-explosivo e apoiadas por sensores electro-ópticos, navegação e comunicações via satélite, desenhada originalmente para atacar navios e infraestruturas em contexto marítimo e ribeirinho (vulgo, como "drones" navais suicidas). A aplicação destes novos sistemas de armas coloca uma dimensão táctica e operacional mais alargada e reutilizável a esta plataforma.
Durante a 2.ª Guerra Mundial a Marinha Imperial Japonesa usou as "Shinyo" ("震洋") - lanchas de madeira deslocando 1.35 a 2.2 toneladas, capazes de velocidade de 26 a 30 nós, equipadas com uma carga de alto explosivo de 270 kg, visando, em acção suicida, atacar os navios inimigos. Estas lanchas contavam também com plataformas lança-foguetes de 120 mm, montadas uma em cada bordo, à ré. Foram produzidas mais de 6 milhares de unidades.










Fotos via SBU


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA