Autoridades francesas e "Commandos Marine" abordam navio associado à "Frota Fantasma" ao largo da Costa Atlântica Francesa


Saint-Nazaire, França 
2 de Outubro de 2025

As autoridades francesas, recorrendo a uma equipa de "Commandos Marine", a força de operações especiais da Marinha Francesa, abordaram o navio petroleiro Boracay (IMO 9332810), construído em 2007 com 244 metros de comprimento, 43 metros de boca, e 115 mil toneladas, na noite de 27 para 28 de Setembro de 2025, ao largo de Saint-Nazaire, no Noroeste de França.
Numa investigação judicial liderada por Stéphane Kellenberger, Procurador da República Francesa do Ministério Público de Brest, foram detidos o comandante e o imediato deste navio, ambos de nacionalidade chinesa, acusados de não terem apresentado provas da nacionalidade do navio e de não terem cumprido as ordens das autoridades francesas (na respectiva Zona Económica Exclusiva). Seriam libertados a 2 de Outubro de 2025, com julgamento marcado para o comandante do navio a ter lugar em Fevereiro de 2026 em Brest.
O "Boracay", associado à denominada "Frota Fantasma" de transporte marítimo de crude russo, carregou cerca de 100 000 toneladas de crude no terminal russo de Primorsk, no Báltico, na costa leste do Golfo da Finlândia, a 20 de Setembro de 2025, com destino reportado para o porto de Vadinar, Índia, para a Nayara Energy. Este petroleiro, com diferentes bandeiras e nomes (Varuna, Kiwala, Pushpa, Boracay), está na lista de navios sancionados pelas autoridades do Reino Unido, da União Europeia, do Canadá e da Nova Zelândia.
Entre 24 e 25 de Setembro de 2025, transitou ao Sul de Copenhaga (Dinamarca), coincidindo com os episódios de incursões de drones que perturbaram o tráfego aéreo dinamarquês. Na noite de 27 para 28 de Setembro, já ao largo da costa atlântica francesa, entre Brest e Saint-Nazaire no Norte do Golfo da Biscaia, o navio foi interceptado e abordado pelas autoridades francesas ao abrigo do direito de visita a navio sem efectividade de bandeira.
A 3 de Outubro de 2025, o navio retomou a viagem, seguindo rumo ao Canal do Suez, conforme dados de rastreio AIS ("Automatic Identification System"). Navega actualmente, pelas 2126 UTC de 3 de Outubro de 2025, a 9,5 nós, com, rumo 240° (W/SW), no Golfo da Biscaia, a cerca de 107 milhas náuticas a Nordeste do Porto da Coruña, na Galiza, Espanha.






Fotos por Stéphane Mahe | 2 de Outubro de 2025 | Reuters. Acompanhamento via Vessel Finder seleccionado e editado por Espada & Escudo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch