1999 - Escolta pelo SSAR Australiano na chegada de Xanana Gusmão ao Aeroporto de Díli
Dili, Timor-Leste
30 de Outubro de 1999
Escolta a Xanana Gusmão, líder timorense, por elementos do SASR ("Special Air Service Regiment"), as Forças de Operações Especiais do Exército Australiano, no desembarque de helicóptero S-70A-9 Black Hawk do Exército Australiano, a 30 de Outubro de 1999, no aeroporto de Dili, rumo à cerimónia oficial de entrega do território pelas autoridades da Indonésia. Os militares do SASR estão aqui armados com pistolas-metralhadoras Heckler & Koch H&K MP5 ("Maschinenpistole 5"), em calibre 9x19mm Parabellum, modelo K ("Kurtz", "Curta"), equipadas com carregadores "duplos" e lanternas tácticas.
Esta força operava neste Teatro de Operações sob a égide da INTERFET ("International Force East Timor"), das Nações Unidas, uma força de 11 000 militares de 23 países (5 500 dos quais Australianos), criada a 15 de Setembro de 1999 via Resolução n.º 1264 (1999), comandada pelo australiano Major General Peter Cosgrove, naquela que foi a maior projecção das Forças Armadas Australianas desde a 2.ª Guerra Mundial.
Após o referendo de 30 de Agosto de 1999, supervisionado pelas Nações Unidas, 78,5 % da população votou pela independência de Timor-Leste. A INTERFET desembarcou em Timor-Leste a 20 de Setembro de 1999, com o objectivo de manter a a ordem e garantir segurança antes da transição para uma nova administração. No dia 30 de Outubro de 1999, após semanas de estabilização, realizou-se no Aeroporto de Díli a cerimónia oficial de entrega de autoridade, em que as forças armadas indonésias (TNI) e a Polícia Nacional da Indonésia (POLRI) completaram a retirada formal, passando o controlo do território à INTERFET. Estiveram presentes Xanana Gusmão, recém-libertado líder timorense e figura central da resistência, Peter Cosgrove (comandante da INTERFET) e representantes das Nações Unidas. Este evento marcou, na prática, o fim da presença militar indonésia em Timor-Leste, e o início da administração internacional que culminaria, a 20 de Maio de 2002, na independência formal do país, de que, com 82,7% dos votos, Xanana Gusmão seria o primeiro Presidente da República.
Foto por Sargento W. Guthrie | Departamento de Defesa da Austrália | Ref.ª V9918304
Comentários