"Sniper" dos "Royal Marines" e helicóptero "Wildcat" em operação de luta contra narcotráfico no Golfo de Omã


Golfo de Omã 
Outubro de 2025

Acção da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy") no Golfo de Omã, em Outubro de 2025, sobre três embarcações envolvidas em narcotráfico leva à apreensão de 1,5 toneladas de heroína, cristal de metanfetamina e haxixe, com um valor de mercado estimado de 35 milhões de libras (cerca de 40 milhões de euros).
Um conjunto de três embarcações foram detectadas a partir de uma patrulha de um helicóptero "Wildcat" do "815 Naval Air Squadron" (815 NAS), a operar a partir do HMS Lancaster (F229), fragata da classe Duke (Type 23) da "Royal Navy", conduzindo ao lançamento de um "drone" Peregrine RWUAS ("Rotary Wing Uncrewed Air System"), plataforma Schiebel Camcopter S-100 customizada e equipada com radar Thales I-Master, para manter perseguição sobre as mesmas, enquanto o "Wildcat" regressava à fragata para reabastecer e embarcar uma equipa de "snipers" do "42 Commando" dos "Royal Marines" ("Maritime Sniper Teams", MST).
O helicóptero AgustaWestland "Wildcat" HMA2 prosseguiu então para uma aproximação de intercepção, já com as embarcações, entretanto apercebidas da manobra sobre as mesmas, em fuga acelerando para 40 nós. No decurso da intercepção duas das embarcações são abandonadas pela tripulação e a terceira prossegue a fuga, sendo interrompida por um único disparo sobre o motor a partir da espingarda de precisão, de culatra manual, Accuracy International AW50 (L121A1 na nomenclatura britânica), em calibre 12,7x99mm NATO (.50 BMG), equipada com óptica EOTech ("red dot") e supressor de som, operada pelo "sniper" dos "Royal Marines".
A fragata HMS Lancaster opera aqui desde 2022 (com suporte e manutenção a partir do Bahrain), no âmbito da Operação Kipion, missão de longa duração de presença marítima contínua do Reino Unido no Golfo Pérsico, Mar Arábico e Região do Golfo de Omã / Oceano Índico, com o propósito de manter a segurança marítima, dissuadir actividades ilícitas (pirataria, tráfico, contrabando), e garantir o livre fluxo de comércio.
A "42 Commando", fundada em Agosto de 1943, é uma unidade das Forças Armadas do Reino Unido, na dependência da respectiva Marinha, em estado de prontidão muito elevada, com uma orientação particular ao contexto de operações de forças especiais em contexto marítimo. Acumula um histórico de experiência em Teatros de Operações de combate desde as Falklands ao Iraque e ao Afeganistão. Desde Agosto de 2024 sob comando do TenCor Tom Quinn, é composta actualmente por 4 companhias operacionais (Juliet, Kilo, Lima e Mike) e por uma companhia de suporte.
O Golfo de Omã (" خليج عمان "), 25°N 58°E, é um braço do Oceano Índico que separa a Península Arábica do sudoeste do Irão, ligando o Mar Arábico ao Golfo Pérsico através do Estreito de Ormuz. Possui cerca de 560 quilómetros de extensão e 320 quilómetros de largura média. As suas águas banham Omã, os Emirados Árabes Unidos, o Irão e o Paquistão, constituindo uma rota marítima estratégica para o transporte mundial de petróleo e gás.



Vista de acompanhamento via "drone" Peregrine RWUAS





Descolagem do "Wildcat", com equipa "snipers" dos "Royal Marines", para a acção de intercepção




Fotos via Marinha do Reino Unido ("Royal Navy")




Foto de referência, via Royal Navy, do HMS Lancaster em patrulha no Teatro de Operações na região do Golfo. 2024. Foto UK MOD © Crown





Foto de referência Peregrine RWUAS ("Rotary Wing Uncrewed Air System"), em ensaios, 29 de Agosto de 2024, Golfo de Omã, convés de voo do HMS Lancaster. Foto UK MOD © Crown



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA