LUS-222 - Consórcio português avança com projecto de desenho e construção nacional de aeronave para uso civil e militar


Portugal 
2025

O LUS-222, desenvolvido pelo consórcio Aero.Next Portugal, será a primeira aeronave desenhada e construída em Portugal, um bimotor de asa-alta, capaz de transportar 2,7 toneladas de carga (3 contentores LD3) ou até 19 passageiros, com rampa de acesso traseiro, e orientada quer ao uso civil, quer ao uso militar (logístico ou busca e salvamento), com capacidade para operar a partir de pistas curtas e não preparadas, com um alcance operacional de 2 100 km e uma velocidade de até 370 km/h.
A Aero.Next Portugal é um consórcio liderado pela EEA - Empresa de Engenharia Aeronáutica e Automóvel, S.A, com sede em Matosinhos, criado, em 2024, para desenvolver, industrializar e operar, a partir de Portugal, programas aeronáuticos completos, compreendendo plataformas tripuladas e não tripuladas. Financiado até 90,84 milhões de Euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da União Europeia (ref.ª 01/C05-i11/2024.PC645727867-00000066), tem como principais parceiros o CEiiA - Centro de Engenharia de Desenvolvimento, a EEA – Aircraft and Maintenance, S.A., com sede em Évora, e a Tekever, bem como os três ramos das Forças Armadas Portuguesas (num total de mais de 3 dezenas de entidades públicas, nacionais e regionais, e privadas).
O consórcio projecta que a LUS-222 seja totalmente industrializada numa linha de montagem final ("Final Assembly Line", FAL) em Ponte de Sor, com a aeronave a receber a categoria de “commuter” - certificada via EASA CS Part 23 - de nível 4. A linha de montagem será capaz de produzir 12 unidades por ano num turno e 20 unidades por ano em dois turnos. O primeiro voo está projectado para 2028.




Fotos via Aero.Next Portugal


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA