Apreensão de mais de 2 toneladas de cocaína ao largo da Madeira - acção de forças francesas em coordenação com autoridades Portuguesas e Espanholas e suporte MAOC-N sediado em Lisboa
Oceano Atlântico
17 a 18 de Outubro de 2025
Operação de intercepção e apreensão de lancha em acção de narcotráfico transportando 2 373 kg de cocaína, de 17 para 18 de Outubro de 2025, no Oceano Atlântico, ao largo da Região Autónoma da Madeira, conduzida pela fragata da Marinha Francesa "Courbet" (F712), classe La Fayette, com apoio do respectivo helicóptero AS565 Panther, e de aeronave bimotor de vigilância Beechcraft  Super King Air 350 (F-ZBGP, 3B7B21) a operar via Faro - Porto Santo. Foi necessário recorrer a disparo sobre os motores da lancha para impedir a fuga da mesma e garantir o sucesso da abordagem dos militares franceses a partir de semi-rígida.
A acção, coordenada com as autoridades Portuguesas e Espanholas, foi desencadeada com envolvimento da "Drug Enforcement Administration" (DEA) dos EUA e da "National Crime Agency" (NCA) do Reino Unido, sendo suportada com informação partilhada via "Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics" (MAOC-N). 
O MAOC-N é uma plataforma de cooperação internacional, co-financiada pela União Europeia, para reforço do combate ao narcotráfico por via marítima, criada e com sede em Lisboa desde 2007, e do qual fazem parte nove países europeus: Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Alemanha (tendo Cabo Verde o estatuto de observador na mesma).
A fragata "Courbet", comandada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Arnaud Richard, deu entrada a 19 de Outubro de 2025 no porto do Funchal, na Ilha da Madeira, onde permanecerá até 23 de Outubro de 2025. Receberá, além das autoridades locais, o adido de defesa da embaixada de França em Lisboa, capitão-de-fragata Stéphane Boubeker, e o encarregado de missão de defesa da embaixada, Jean-Louis Corrente.
A fragata Courbet, terceiro navio da classe La Fayette (FLF), foi comissionada em 1997. Tem 125 metros de comprimento, 15 metros de boca e deslocamento de 3 800 toneladas em plena carga. Atinge uma velocidade máxima de 25 nós, com uma autonomia de 7 000 milhas náuticas a 15 nós e capacidade de subsistência em autonomia logística até 50 dias. A guarnição é composta por 197 elementos. A fragata está desenhada para operações polivalentes de soberania, interdição, escolta, recolha de informação e apoio a operações especiais, sendo equipada com capacidades furtivas que lhe permitem actuar como unidade avançada de recolha de inteligência. Está apta a operar com um helicóptero embarcado, em plataforma e hangar dedicados. Conta com 8 mísseis anti-navio Exocet, 1 peça TR de 100 mm, 2 peças F2 de 20 mm, 2 x 6 lançadores de mísseis Mistral Mk 3 SAM/SSM. A Marinha Francesa conta com 5 unidades desta classe. 
Fotos via "Préfecture maritime et commandement en chef ATLANT"





 
 
 
Comentários