Forças de Assalto Russas treinam com motos no Leste da Ucrânia
Donetsk, Ucrânia
2 de Outubro de 2025
Treino de forças de assalto da Federação Russa, com moto Motoland XR 250 LITE, a 2 de Outubro de 2025, no Leste da Ucrânia. É cada vez mais comum o uso estruturado de motos na projecção táctica rápida de forças de assalto russas no Teatro de Operações da Ucrânia. O militar à direita, que desmontou da moto, está armado com espingarda automática AK-12, em calibre 5,45×39mm, cano de 415mm e carregador de 30 munições, ao serviço desde 2018 (desenvolvida pela Izhmash, actual Kalashnikov Concern, como parte da 5.ª geração de espingardas Kalashnikov).
A MotoLand XR 250 LITE, de origem chinesa e assemblada na Federação Russa via "kits" CKD ("Completely Knocked Down"), tem uma massa de 120 kg, sendo propulsionada por um motor Zongshen 172FMM-3A, monocilindrico de 250cc de 21 hp.
O uso de motociclos em contexto de acções de alta mobilidade (de reconhecimento ou assalto) é uma prática sustentada e desenvolvida pelas mais variadas forças em diferentes nações, como sejam actualmente, por exemplo, as "Motorcykel 258" (Mc 258) nas Forças Armadas da Suécia, as Stealth H-52 nas Forças Armadas do Reino Unido, ou as Zero MMX nas Forças Armadas dos Estados Unidos.
Foto por Stanislav Krasilnikov | RIA Novosti ("РИА Новости")
Comentários