Impacto de "drone" de tipologia "Shahed" das Forças Russas em Sumy
Sumy, Ucrânia
21 de Outubro de 2025
Impacto de "drone" de ataque de tipologia "Shahed" das Forças da Federação Russa, a 21 de Outubro de 2025, junto a dois postos de abastecimento combustível ("Marshal" e "BVS") e a uma grande superfície comercial ("Епіцентр") na Rua Heróis de Kruty ("Герої Крут") numa zona residencial de Sumy ("Суми"), georreferenciação 50.916964, 34.833723 , no Nordeste da Ucrânia, a cerca de 30 km da fronteira, a Norte, com a Federação Russa.
O "drone" Shahed-136 ("شاهد ۱۳۶", literalmente "Testemunha-136" no original persa), de origem iraniana e designado pelas Forças Russas por Geran-2 ("Герань-2" literalmente "Gerânio-2" no original russo), tem uma massa de 200 kg, um comprimento de 3,5 metros, uma envergadura de asa de 2,5 metros, sendo propulsionado por um motor MD-550 de 50 hp com 550cc, que lhe permite alcançar uma velocidade em redor de 185 km/h, com uma autonomia de aproximadamente 2 000 km.
Desenhado pela Shahed Aviation Industries, construído pela HESA (Iran Aircraft Manufacturing Industries Corporation, "شرکت صنایع هواپیماسازی ایران — هسا") e, sob licença, pela Federação Russa, tem uma estrutura em forma de asa delta, com estabilizadores nas extremidades e com uma fuselagem central. O motor está colocado na secção traseira. Na secção dianteira, no nariz, residem os elementos electro-ópticos de controlo e a ogiva explosiva (de cerca de 40 kg).
Projecta-se que tenham já sido usados mais de 28 milhares de unidades desta tipologia de "drones" sobre o Teatro de Operações da Ucrânia, tendo, a 9 de Julho de 2025, sido registado, com 728 unidades, o maior número dos mesmos usados num ataque diário.
Vídeo via OSINT com fotos editadas e seleccionadas por "Espada & Escudo". Foto pós impacto via Kordo Media ("кордон Медіа")






Comentários