Aprontamento de Força Nacional Destacada destinada à RCA treina com morteiro ligeiro de 60 mm em Santa Margarida


Constância, Santarém, Portugal 
Outubro de 2025

Treinos com operação de morteiro ligeiro de 60 mm no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, Santarém, em Outubro de 2025, no contexto do exercício "ZEUS 252", como parte do aprontamento dos militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Português da 18.ª QRF/MINUSCA das Forças Armadas Portuguesas - a Força Nacional Destacada que irá operar como Força de Reacção Rápida da missão das Nações Unidas na República Centro Africana (RCA), rendendo a 17.ª FND ali destacada desde Junho de 2025.
O morteiro ligeiro de 60 mm (Morteirete FBP m/968), concebido e produzido em Portugal, na Fábrica de Braço de Prata (FBP), destina-se a operação em apoio manual, com cálculo rápido e instintivo da distância a bater com base em dez marcações metálicas na bandoleira, de cabedal, presa, em tensão, debaixo da bota esquerda (sem que tenha tripé, prato alargado ou dispositivo de pontaria). Tem uma massa de 5 kg e um alcance dos seus projecteis, de 1,3 a 1,8kg (com cerca de 200 gramas de alto explosivo), entre os 500 e os 1 000 metros, podendo projectar cargas explosivas, iluminantes ou de fumo. É especialmente adequado ao uso em contexto de unidades ligeiras apeadas ou de alta mobilidade.
A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) é uma operação de manutenção da paz da ONU estabelecida em 10 de Abril de 2014 e operacional desde 15 de Setembro de 2014. A actual Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe da Missão é a ruandesa Valentine Rugwabiza em funções desde 23 de Fevereiro de 2022. O actual comandante das forças militares da MINUSCA, com um efectivo de 14 mil elementos, é o Tenente‑General zambiano Humphrey Nyone, nomeado pelo Secretário‑Geral das Nações Unidas a 15 de Maio de 2023.
A República Portuguesa participa na MINUSCA desde a sua criação, tendo alocado a sua primeira força nacional destacada em 2017 e mantendo esta acção nestes 8 anos, com rotações semestrais (actualmente na sua 17.ª rotação no Teatro de Operações e com a 18.ª em fase final de aprontamento), sempre afecta como Força de Reacção Rápida ("Quick Reaction Force", QRF).
Foto via Exército Português





Destaque infográfico por "Espada & Escudo" das marcações metálicas na bandoleira, de cabedal, presa, em tensão, debaixo da bota esquerda, para a operação em apoio manual, permitindo o cálculo rápido e instintivo da distância a bater

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA