"Viper" do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos na celebração dos 250 anos da Marinha


Warrington, Pensilvânia, Estados Unidos da América 
14 de Outubro de 2025

AH-1Z "Viper" do 167.º Esquadrão de Helicópteros Ligeiros de Ataque dos "Marines" ("Marine Light Attack Helicopter Squadron" (HMLA) 167), alcunhados de "Warriors" ("Guerreiros"), do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos, numa demonstração de capacidades num evento de celebração dos 250 anos da Marinha dos Estados Unidos, em Warrington (Central Bucks High School South), no Estado da Pensilvânia, a 14 de Outubro de 2025.
A Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy") foi fundada a 13 de Outubro de 1775, comandada pelo Comodoro Esek Hopkins, na confluência do rio Schuylkill com o Delaware, Porto de Filadélfia na Pensilvânia, tendo como primeiros navios afectos os brigues armados USS Alfred e o USS Andrew Doria, e tendo como primeira missão, durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, interceptar os navios de abastecimento logístico do Reino Unido.
O Bell AH-1Z "Viper", ao serviço desde 30 de Setembro de 2010, é um helicóptero de ataque baseado no Bell AH-1W "SuperCobra". Resultado de um programa integrado de melhorias e actualizações, o AH-1Z "Viper" incorpora, entre outros, novos rotores, melhorias nos sistemas de aviónicos e de comando e controlo de armamento, sistemas activos de detecção de ameaças e de contra-medidas e de mitigação de infra-vermelhos dos seus motores, novas asas de suporte de armamento. Existirão cerca de 180 unidades no inventário actual.
Tripulado por dois elementos, o "Viper", tem 17.75 metros de comprimento, 4.37 metros de largura, e um peso máximo à descolagem de 8.3 toneladas. Propulsionado por 2 motores General Electric T700-GE-401C consegue alcançar uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h com um alcance em combate de 232 km. Está armado com 1 canhão de automático de 3 canos rotativos de 30mm, M197, com 750 munições, e possui 6 pontos de fixação das suas asas (3 pontos em cada asa), onde podem ser combinados até 2 615 kg de foguetes (em "pods" de 7 ou 19 unidades), mísseis guiados (AGM-114 "Hellfire" / AGM-179 JAG, até um total de 16 unidades, repartidas 4 em cada asa em suportes quádruplos M299), mísseis anti-aéreos (2 unidades de AIM-9 "Sidewinder", uma no extremo de cada asa), bem como depósitos de combustível.
Foto por Chad M. Butler | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA