A-10 proveniente do Médio Oriente com marcas de abate de dois "drones" de tipologia "Shahed" em passagem pelas Lajes


Lajes, Terceira, Açores, Portugal 
5 de Outubro de 2025

Destaque de duas marcações de vitória de abate de dois "drones" de tipologia "Shahed" num A-10C Warthog (AF78-643, s/n 78-0643), alcunhado de "Ares" (Deus Grego da Guerra e da Coragem), da "124th Fighter Wing" da Guarda Aérea Nacional do Idaho, parte de um destacamento de dez A-10C Warthog da Força Aérea norte-americana (e seus reabastecedores KC-135R "Stratotanker") em escala técnica para re-abastecimento nas Lajes, Açores, a 5 de Outubro de 2025.
Regressam aos Estados Unidos da América (EUA) após projecção no Médio Oriente, contexto US CENTCOM, iniciada em finais de Março de 2025, tendo, muito provavelmente, estando envolvidos na protecção alargada a Israel no conflito de 12 dias entre o Irão e Israel, de 13 a 25 de Junho de 2025. O US CENTCOM é o acrónimo que designa o "United States Central Command", "Comando Central dos Estados Unidos", correspondendo o termo "Central" a uma referência geográfica que compreende o Médio-Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
Os A-10C, bem com outras aeronaves dos EUA, têm sido referenciados no contexto do US CENTCOM fazendo uso de foguetes guiados por laser como arma anti-drone. Os foguetes APKWS II, em "pods" de 7 foguetes cada, têm uma massa individual de 15 kg, um diâmetro de 70 mm e um comprimento de 1,87 metros, voando a 739-1000 metros por segundo com um alcance máximo de 11 km. Tratam-se de foguetes Hydra 70 a que acrescem elementos adicionais de orientação e navegação com aletas e que usam espoleta com detonação de proximidade. O uso destes foguetes guiados como arma anti-aérea foi demonstrada publicamente, a 19 de Dezembro de 2019, a partir de um F-16C do "85th Test and Evaluation Squadron" da Força Aérea dos Estados Unidos, abatendo, ao largo da Florida, um drone de testes BQM-167, simulando um míssil de cruzeiro subsónico. Trata-se de uma abordagem de custo muitissimo inferior (no mínimo numa ordem de 1 para 20) e de maior escala transportada do que o uso de mísseis ar-ar convencionais.




Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo por "Island Aviation Terceira Azores"





Destaque ampliado de duas marcações de vitória de abate de dois "drones" de tipologia "Shahed"




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA