Blindado Namer 1500 das Forças de Israel na fronteira com a faixa de Gaza
Israel
10 de Outubro de 2025
A 8 de Outubro de 2025 foi anunciada a aceitação da primeira fase do plano de paz mediado pelos Estados Unidos, Turquia, Egipto e Qatar, entre o Governo de Israel e o movimento Hamas (e de forma associada pela Jihad Islâmica Palestiniana), visando um cessar-fogo na Faixa de Gaza, libertação de reféns pelo Hamas e de prisioneiros por Israel. No dia seguinte, 9 de Outubro, as autoridades israelitas ratificaram formalmente o acordo, enquanto a liderança do Hamas confirmou a sua adesão aos termos definidos pelos mediadores para esta fase. O cessar-fogo entrou oficialmente em vigor a 10 de Outubro de 2025, ao meio-dia, interrompendo as acções de combate na Faixa de Gaza e com reposicionamento das forças do IDF.
A viatura blindada Namer 1500, de 63 toneladas, baseada numa variante do chassis Merkava Mk. IV desprovida de torre, e com as primeiras unidades a terem entrado ao serviço das Forças de Defesa de Israel em Junho de 2023, deriva o sufixo "1500" presente na sua designação, da potência (hp) do seu novo motor, sendo "Namer" a expressão hebraica ("נמ"ר") para "Leopardo" (ainda que aqui resulte originalmente de uma contracção abreviada das expressões para viatura blindada e carro de combate).
É uma evolução da plataforma base, ao serviço desde 2008, sendo especialmente orientado à capacidade de assegurar a sobrevivência da sua guarnição e a resistir ao combate em zonas disputadas. Com uma guarnição de 2 elementos, pode transportar 10 militares equipados. Está equipado com uma plataforma de operação remota Rafael SAMSON Mini (que pode ser armada com metralhadora pesada M2 ou média M249 ou lança-granadas M19), uma metralhadora pesada ou média na posição da escotilha, bem como com sistema de protecção activa Rafael "Trophy".
O "Trophy" é um sistema de protecção activa (APS), desenvolvido pela Rafael Advanced Defense Systems Ltd (Israel), instalado nas laterais superiores do blindado - equipado com plataformas digitais de radar AESA o sistema detecta as ameaças de mísseis guiados anti-carro, foguetes e munições de alto-explosivo anti-carro, projectando de forma pró-activa um conjunto de elementos que irão destruir prematuramente a munição dirigida ao blindado. No decurso da operação "Protective Edge", em 2014, o sistema foi referenciado com sucesso na intercepção quer de granadas-foguete, quer de mísseis guiados 9M133 Kornet.
Foto por Emilio Morenatti | Associated Press, AP
Comentários