Força Aérea Portuguesa lidera o ETAP-C 2025 com sete nações europeias participantes
Seia, Guarda, Portugal
23 de Outubro de 2025
Detalhes do quarto dia do Programa Europeu de Transporte Aéreo Táctico - Curso ("European Tactical Airlift Programme – Course", ETAP-C), sob organização da Força Aérea Portuguesa (FAP), no Aeródromo Municipal de Seia (ICAO: LPSE), coloquialmente Aeródromo da Serra da Estrela, georreferenciação 40.45412904094684, -7.688387192432105, em Pinhanços, no distrito da Guarda, na tarde de 23 de Outubro de 2025.
Podemos observar um quadrimotor Airbus A400M "Atlas" (CT04) da Força Aérea Belga, um CASA 235-300M (194 64 HB) da Força Aérea Francesa, um C-130E (1501) da Força Aérea Polaca, a acção de controladores aéreos tácticos (TACP, "Tactical Air Control Party" / CCT, "Combat Control Team") da FAP bem como de uma viatura ultraligeira, altamente móvel e projectável, TP2 SOF MRZR 2 (Polaris 2), matrícula MX-56-64, da Força de Operações Especiais do Exército Português.
Esta edição do ETAP-C, iniciada a 19 de Outubro de 2025, a partir da Base Aérea N.º 11 (BA11) em Beja, e a decorrer até 31 de Outubro de 2025, compreende a execução de largada de carga e paraquedistas, apoio a forças no terreno, operações especiais e transportes médicos, com a participação de 422 militares de sete países. Insere-se no projecto do Centro Europeu de Transporte Aéreo Táctico ( "European Tactical Airlift Centre", ETAC) que suporta o treino e capacitação da resposta europeia de transporte operacional em situações de crise. O ETAC, fundado em Junho de 2017 por 11 estados europeus, conta actualmente com 20 estados membros. 
O Aeródromo Municipal de Seia, numa elevação de 1 456 pés (444 m), conta com pista asfaltada orientada a 07/25 com um comprimento de 1 472 m e uma largura de 29 m, estando autorizado pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) para receber meios aéreos de combate a incêndios e para operações de emergência médica, sendo a única pista de aviação existente no distrito da Guarda e integrando o Centro Municipal de Operações de Socorro.
Airbus A400M "Atlas" (CT04) da Força Aérea Belga.
Airbus A400M "Atlas" (CT04) da Força Aérea Belga e viatura ultraligeira, altamente móvel e projetável, TP2 SOF MRZR 2 (Polaris 2), matrícula MX-56-64, da Força de Operações Especiais do Exército Português.
Viatura ultraligeira, altamente móvel e projetável, TP2 SOF MRZR 2 (Polaris 2), matrícula MX-56-64, da Força de Operações Especiais do Exército Português.
C-130E (1501) da Força Aérea Polaca e a acção de controladores aéreos tácticos (TACP, "Tactical Air Control Party" / CCT, "Combat Control Team") da FAP. 
CASA 235-300M (194 64 HB) da Força Aérea Francesa. 
Fotos por Ricardo Estalagem de Sousa Carreiro | FAP









 
 
 
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