Sistema digital de cálculo balístico NELI em obus M119 LG do Exército Português


Santa Margarida, Santarém Maio-Junho de 2025

Sistema digital de cálculo balístico NELI da espanhola SDLE sobre obus M119 LG do Grupo de Artilharia de Campanha 10.5 Rebocado da Brigada de Reacção Rápida (GAC 10.5 Reb/BrigRR) do Exército Português no decurso do exercício ARTEX ("ARmy Technological EXperimentation", "Experimentação Tecnológica do Exército"), que decorreu de 19 de Maio de 2025 a 6 de Junho de 2025 no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), georreferenciação 39.412102, -8.286322, em Constância, Santarém, Portugal. O NELI foi antes referenciado, a 39 de Janeiro de 2025, no decurso do exercício "Trovão 251", com fogos-reais, no Polígono de Tiro do Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5), em Vendas Novas.

O sistema de calculador balístico NELI ("Navigation Earthbound Live Inertial"), desenvolvido em conformidade com o standard NATO de modelização balística (STANAG 4355) é uma plataforma digital composta por: (i) um equipamento de medição de velocidade do projéctil ("Muzzle Velocity Measuring Device", MVMD), suportado em radar "doppler", instalado sobre o tubo do obus, indispensável para a recolha de informação que permite aferir e melhorar a precisão das tabelas de tiro; e (ii) por um calculador balístico, apoiado por referenciação GPS e modelos meteorológicos (equipamento certificado para condições extremas de operação em termos ambientais, IP68).
O NELI, de aplicação modular a diferentes sistemas de artilharia, foi desenvolvido, com a designação em castelhano de "Navegación Terrestre Inercial en Vivo", pela espanhola Star Defense Logistics & Engineering SL (SDLE), NATO NCAGE 9331B, com sede e instalações no Polígono Industrial de Móstoles, Madrid. Equipa o Exército Colombiano, onde está referenciada a sua implementação sobre obuses BAE L119 e Nexter LH-1 MK-III (105mm), bem como sobre os Santa Bárbara (GDELS) 155/52 APU-SBT (155mm).

O obus M119 LG ("Light Gun"), LG/30/m98, ao serviço do Exército Português desde 1998, é uma boca de fogo ligeira de 105 mm, com uma massa de aproximadamente 2 toneladas, um comprimento de 6,13 metros (reduzido para 4,87 metros em posição recolhida), é capaz de projectar as suas munições entre os 11,5 km e os 19 km, conforme o uso de cargas "standard" ou de cargas assistidas por foguete. De reparo monoflecha, a M119 LG pode ser rebocada, transportada por via aérea por helicópteros médios (e.g. EH-101 "Merlin") e aeronaves de transporte, podendo também ser lançada em pára-quedas.

O ARTEX é um exercício anual, aberto à comunidade científica, tecnológica e empresarial, organizado e promovido pelo Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEx), sendo esta a sua terceira edição, iniciada a 19 de Maio e que decorrerá até 6 de Junho de 2025. O CEMTEx foi inaugurado a 20 de Outubro de 2022, estando sediado no Quartel de Paço de Arcos, em Oeiras, e sendo dirigido pelo (OF-4) Tenente-Coronel Pereira Chambel, desenvolvendo programas de cooperação e integração de investigação e desenvolvimento (I&D) entre o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e a Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID).



Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via Exército Português

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA