Helicóptero "Sea Hawk" da Marinha dos Estados Unidos armado com foguetes guiados por laser
Mar Arábico - Golfo de Áden
9 de Junho de 2025
Detalhe de foguetes Hydra 70 - APKWS II ("Advanced Precision Kill Weapon System II") com espoletas Mk 435 Mod 0 de detonação por impacto, em "pod" LAU-61G/A de 19 unidades e "interface" digital, armando um helicóptero MH-60R "Sea Hawk" do "Helicopter Maritime Strike Squadron" (HSM) 78 "Blue Hawks" da Marinha dos Estados Unidos, a 9 de Junho de 2025, sobre o convés de voo do porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70) no Teatro de Operações do Médio Oriente.
De notar a codificação cromática do vestuário dos diferentes especialistas que operam nos porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos - com o vermelho a corresponder aos dedicados à operação com munições, explosivos e ao socorro a incidentes e combate a incêndios.
Os foguetes APKWS II, produzidos desde 2010, têm uma massa de 15 kg, um diâmetro de 2,75 polegadas (70 mm) e um comprimento de 1,87 metros, com um alcance máximo de 11 km. Tratam-se de foguetes Hydra 70 a que acresce uma secção intermédia com elementos adicionais de orientação laser e navegação com aletas, podendo ser equipados com espoleta de contacto ou de proximidade. Quer usados no ataque a objectivos de superfície (e.g. embarcações) ou aéreos (e.g. "drones"), oferecem uma solução de menor custo e maior escala do que os equivalentes em termos de mísseis (como seriam, respectivamente, um AGM-114 "Hellfire" ou um AIM-9 "Sidewinder").
O porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70), classe Nimitz", liderando o "Carrier Strike Group 1", no Médio-Oriente desde Abril de 2025, opera desde Junho de 2025 numa força "dual carrier" em conjunto com o porta-aviões USS Nimitz (CVN 68), da mesma classe, liderando o "Carrier Strike Group 11". Trata-se de uma alargada força aero-naval, com mais de uma dezena de navios e mais de uma centena de aeronaves, da Frota do Pacífico dos Estados Unidos ("U.S. Pacific Fleet", PACFLT), aqui no âmbito das operações da respectiva 5.ª Frota (NAVCENT) em torno do Mar Arábico e do Golfo de Áden, cobrindo os eixos do Mar Vermelho ao Golfo Pérsico (sob acções combatentes, assimétricas, directas e indirectas).
Operam sob a responsabilidade do US CENTCOM - acrónimo de "United States Central Command" ("Comando Central dos Estados Unidos"), sendo o termo "Central" uma referência geográfica ao Médio Oriente e partes da Ásia Central. Acrescem os comandos designados por EUCOM (Europa), AFRICOM (África) e INDOPACOM (Indo-Pacífico).
Fotos por Isaiah Goessl | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")
Comentários