1989 - Operações aéreas soviéticas em Kabul com contra-medidas anti-míssil face à ameaça dos "Stinger"
Kabul, Afeganistão
23 de Janeiro de 1989
Registo fotográfico no Aeroporto internacional de Kabul, capital do Afeganistão, a 23 de Janeiro de 1989, três semanas antes da retirada das Forças Soviéticas, onde podemos observar, em segundo plano, um avião de transporte Ilyushin Il-76MD (СССР-76733) da Força Aérea Soviética (com marcações da Aeroflot, usuais à época) e, em primeiro plano, invólucros das cargas de contra-medidas anti-míssil projectadas pelos respectivos dispensadores de auto-protecção. Entre as viaturas podemos distinguir: dois Lada Niva (VAZ-2121) de cor branca; um Mercedes-Benz W123 de cor vermelha; um UAZ-469, de cor verde; e, de cor beje, um GAZ-24 Volga.
Os Il-76 estavam equipados com sistemas APP-50 (АПП-50) de auto-protecção, com cargas em invólucros de 50 mm de diâmetro, operados de forma manual ou automática, projectando "flares" (PPI-50, ППИ-50) e "chaff" (PRP-40, ПРП-50) destinados a interferir, respectivamente com os sistemas de orientação por infra-vermelho e radar dos mísseis anti-aéreos. Cada Il-76 contava com 4 dispensadores (2 em cada lateral da secção à retaguarda da fuselagem), com 32 cargas cada, num total de 128 cargas.
A 29 de Novembro de 1986 um avião de transporte An-26 foi abatido por um "Stinger" ao descolar do aeroporto de Kabul, o mesmo sucedendo, a 21 de Dezembro de 1987, com outro An-26. As forças "mujahidin" afegãs contavam, desde Setembro de 1986, com mísseis anti-aéreos portáteis FIM‑92 "Stinger", guiados por infra-vermelhos, que lhes permitiram abater ou danificar cerca de duas centenas e meia de aeronaves soviéticas — sobretudo helicópteros Mi‑8 e Mi‑24, bem como aviões de ataque Su‑25. A introdução deste sistema de armas no Teatro de Operações Afegão resultou da Operação "Cyclone", conduzida pela "Central Intelligence Agency" (CIA) dos Estados Unidos da América, que ali introduziu entre 1 000 a 1 500 unidades.
A retirada das Forças Soviéticas sucede após mais de 9 anos de guerra, onde sofreram mais de 14 000 mortos e mais de 53 000 feridos, perderam mais de 4 centenas de aeronaves, mais de 1 milhar de viaturas blindadas, mais de 1 centena de carros de combate e com as vítimas mortais entre a população civil afegã a se situarem, nas estimativas mais conservadoras, acima do meio milhão (ou em dois milhões, em outras), e com perto de 3 milhões de feridos, e mais de 5 milhões de refugiados.
O Ilyushin Il-76MD aqui referenciado (c/n 0073476304, l/n 58-06), construído em 1987 e então com matrícula СССР-76733, opera em termos contemporâneos, após a modernização de 2016, tendo sido referenciado a 23 de Dezembro de 2022, com a matrícula RA-76733, a operar a partir do Aeroporto de Internacional de Shangai, no Leste da China.
Foto por Liu Heung Shing | Associated Press
Anotação por "Espada & Escudo" da localização do conjunto de dispensadores de "flares" na lateral direita (outro semelhante está na lateral oposta)
Foto de referência de um Il-76 (CCCP 78751) projectando "flares", a 11 de Fevereiro de 1989, após descolar de Kabul. Foto via AP, Associated Press
Foto de referência de um Il-76 (CCCP 78751) projectando "flares", a 11 de Fevereiro de 1989, após descolar de Kabul. Foto via AP, Associated Press
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