"Merlin" da Força Aérea Portuguesa no Festival Aéreo "Royal International Air Tattoo"
Fairford, Gloucestershire, Inglaterra
18 a 20 de Julho de 2025
Participação do helicóptero EH-101 "Merlin" (19606, C/n 50128) da Força Aérea Portuguesa (FAP) na edição de 2025 do festival aéreo militar "Royal International Air Tattoo" (RIAT25), na Base Aérea da Royal Air Force (RAF) de Fairford, Gloucestershire em Inglaterra, de 18 a 20 de Julho de 2025. Destaca-se, no equipamento, a presença frontal do sistema electro-óptico FLIR Star Safire, e, na secção inferior da fuselagem, do sistema de radar de vigilância marítima Selex Galileo Blue Kestrel 5000, que pode acompanhar até 32 objectivos de superfície em simultâneo.
A edição de 2025, sob a organização da "Royal Air Force Charitable Trust", teve como tema operacional "Eyes in the Skies" ("Olhos nos Céus"), centrado em aeronaves de vigilância aérea, alerta antecipado, patrulha marítima, reconhecimento e recolha de informações. Estiveram presentes mais de 200 aeronaves de 27 nacionalidades, com exibições estáticas e voos acrobáticos, tendo a equipa de demonstração dos "Red Arrows" realizado três apresentações.
O "Royal International Air Tattoo" teve a sua origem num pequeno encontro aéreo em 1971 no aeródromo de North Weald, Essex, idealizado por Paul Bowen, Timothy Prince e o Marechal Sir Denis Crowley‑Milling, originalmente como uma iniciativa de apoio à "Royal Air Forces Association", com cerca de cem aeronaves. atribuição da Rainha Elizabeth II. A partir de 1985 o evento instalou‑se definitivamente na Base da RAF de Fairford e, a partir de 1993, tornou‑se um evento anual. Cresceu para se tornar o maior festival aéreo militar do mundo, atraindo entre 150 000 e 200 000 visitantes e apresentando regularmente mais de 200 aeronaves em exibições estáticas e inúmeros voos diários.
Entre outras missões, este EH-101 "Merlin" (19606, C/n 50128), esteve, a 16 de Setembro de 2023, envolvido na missão de transporte de material e equipamento para a Montanha do Pico, no ponto mais alto de Portugal com 2 351 metros de altitude, na ilha do mesmo nome na Região Autónoma dos Açores (RAA). Ao serviço da Esquadra 752 – "Fénix", tratou-se de uma missão realizada em coordenação com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas destinada à requalificação do marco geodésico da montanha do Pico, da respectiva estação meteorológica bem como ao reforço das condições de segurança no acesso àquele ponto, georreferenciação 38.46860575500841, -28.401946883107204 .
Com as primeiras unidades entregues em Portugal em Fevereiro de 2005 e o final das entregas alcançado em Julho de 2006, o inventário da FAP correspondente ao EH-101 "Merlin" compreende um total de 12 unidades, repartidas por 6 unidades da versão Mark 514 - SAR, Busca e Salvamento, matrículas 19601 a 19606; 2 unidades da versão Mark 515 - SIFICAP, Sistema de Fiscalização das Pescas, matrículas 19607 e 19608; e 4 unidades da versão Mark 516 - CSAR, Busca e Salvamento em Combate, matrículas 19609 a 19612.
O Agusta-Westland EH-101 "Merlin" tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 km/h com um raio de acção de 400 milhas náuticas (740km) e um tecto de altitude máxima de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 14,6 toneladas. Pode ainda suportar uma carga alternativa exterior na ordem das 4,5 toneladas no seu gancho inferior de carga ("Under-Slung Load", USL).
Fotos por Sargento-Ajudante João Miguel da Silva Brito | Força Aérea Portuguesa (FAP)
Comentários