Exercício de patrulha bilateral com F-35 dos EUA e FA-50 das Filipinas


Filipinas 
7 de Julho de 2025

Uma patrulha com uma parelha de FA-50 PH, de fabrico sul-coreano, do 7.º Esquadrão Táctico de Caça "Bulldogs" da Força Aérea das Filipinas e uma parelha de F-35 do 421.º Esquadrão de Caças "Black Widows" da Força Aérea dos Estados Unidos, sobre a Zona Económica Exclusiva (ZEE) das Filipinas, a 7 de Julho de 2025, no decurso do exercício bilateral "Cope Thunder 25-2". Estes meios aéreos operam aqui a partir da Base Aérea de Clark, Mabalacat City, Pampanga, no Norte das Filipinas, a cerca de 85 km a Norte da capital, Manila. Esta base dista cerca de 1 000 km de Hong Kong, China, e menos de 750 km do Sul da Formosa (menos de 1 hora de voo em velocidade de cruzeiro).
O FA-50 PH, desenvolvido e construído pela sul-coreana "Korea Aerospace Industries" (KAI) é uma aeronave multi-propósito, monomotor, propulsionada por um General Electric F404‑GE‑102 que lhe permite sustentar uma velocidade máxima de 1 850 km/h (Mach 1,5), com um raio de acção de combate de cerca de 500 km (sem depósitos suplementares). Tem um comprimento de 13,14 metros e uma envergadura de asas de 9,45 metros, com um peso em vazio de 6 470 kg e uma peso máximo à descolagem de 12 300 kg. Pode ser equipa, em 7 pontos de fixação, com até 4 500 kg de sensores e armamento, compreendendo foguetes, bombas guiadas e mísseis ar-ar e ar-terra. A Força Aérea das Filipinas contratou o fornecimento de 12 unidades do FA-50 em 2014, entregues entre 2015 e 2017. Foram usados pela primeira vez em combate num bombardeamento, a 26 de Janeiro de 2017, em contexto de contra-terrorismo na região de Mindanao e no apoio aéreo próximo contra insurgentes do Estado Islâmico (afectos ao movimento Abu Sayyaf, comandado por Isnilon Hapilon, e do grupo Maute, comandados por Omar Maute) na Batalha do Cerco de Marawi, de Maio a Outubro de 2017. Desenvolvem regularmente missões de patrulha marítima (especialmente no teatro de Operações da ZEE das Filipinas no Mar do Sul da China).
O "Cope Thunder 25-2" iniciou-se na Base Aérea de Clark a 7 de Julho de 2025 e decorrerá até 18 de Julho de 2025. Com mais de 2 500 militares envolvidos, insere-se no quadro da cooperação bilateral entre as Forças Aéreas das Filipinas (PAF) e dos Estados Unidos (USAF), visando a interoperabilidade, prontidão operacional e treino conjunto em operações aéreas tácticas. As actividades incluem missões de apoio aéreo aproximado (CAS), defesa aérea, reabastecimento em voo e coordenação de meios em cenário combinado. Os F-35 dos "Black Windows" da USAF operam em conjunto com os FA-50 PH dos "Bulldogs" da PAF, bem como com aeronaves de ataque ligeiro A-29B Super Tucano e meios de asas rotativas da PAF, incluindo helicópteros AW109, S-76A e S-70i Black Hawk, empregues em missões de transporte táctico, evacuação médica e apoio aéreo.
Este exercício, cuja primeira edição remonta a 1976, desenvolve-se no âmbito do Tratado de Defesa Mútua e Acordo de Cooperação Avançada de Defesa ("Mutual Defense Treaty and the Enhanced Defense Cooperation Agreement", EDCA), assinados entre os EUA e as Filipinas, em 1951 e 2014, respectivamente. O Departamento de Estado dos EUA comunicou formalmente, através do seu porta-voz Matthew Miller, a 5 de Agosto de 2023, que, ao abrigo do Artigo IV deste Tratado de Defesa Mútua com as Filipinas, qualquer ataque armado contra meios ou território das Filipinas, levará à sua intervenção. O Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, afirmou, a 28 de Março de 2025, durante uma visita a Manila, que Washington mantém um compromisso firme com o Tratado de Defesa Mútua com as Filipinas, expressão reafirmada por Marco Rubio, o Secretário de Estado dos EUA, a 12 de Junho de 2025 em Washington, assinalando o Dia da Independência das Filipinas, acrescentando o compromisso bilateral no cumprimento do direito internacional no Mar do Sul da China.





Fotos em voo via Força Aérea das Filipinas. Fotos na placa por Ryan Baldemor via Philippine Star


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch