Força naval francesa nas Ilhas Faroé - proveninente da Islândia e a caminho da Noruega


Ilhas Faroé, Atlântico Norte 11 de Junho de 2025
Uma força da Marinha Francesa composta pelo porta-helicópteros de assalto anfíbio Mistral (L9013, classe Mistral), sob comando do (OF-5) Capitão de mar e guerra Quentin Vieux-Rochas, e pela fragata Surcouf (F711, classe La Fayette), sob comando do (OF-4) Capitão de fragata Xavier Brignoli, da Marinha Francesa, no decurso da missão "Jeanne d'Arc", a 11 de Junho de 2025, nas Ilhas Faroé ("Føroyar"). Tendo largado a 10 de Junho de 2025, de Reykjavik, capital da Islândia, estes navios da Marinha Francesa navegam aqui pelas Ilhas Faroé rumando a Tromsø, no Norte da Noruega.
O porta-helicópteros de assalto anfíbio Mistral transportou nesta missão dois helicópteros Cougar e dois helicópteros Gazelle, do 5.º Regimento de Helicópteros de Combate (5e RHC) da Aviação Ligeira do Exército ("Aviation légère de l’armée de Terre", ALAT); um helicóptero Dauphin da 34.ª Flotilha da Marinha; e uma aeronave não tripulada de descolagem e aterragem vertical Camcopter S100 da 36.ª Flotilha da Marinha.
A bordo seguiu um Grupo Táctico Embarcado ("Groupment Tactique Embarqué", GTE), composto por uma força de 92 legionários destacados da "13e Demi-Brigade de Légion Étrangère" (13e DBLE), do "1er Régiment Étranger de Cavalerie" (1er REC) e do "1er Régiment Étranger de Génie" (1er REG), com 35 viaturas (entre os quais Serval e Griffon) e com 2 lanchas de desembarque afectas (EDA-R e EDA-S).
A missão "Jeanne d'Arc", da Marinha Francesa, agrega componentes formativas, operacionais e de cooperação, com origens que remontam a 1912 e correspondendo à fase final de formação dos novos oficiais da Marinha Francesa. A edição de 2025, sob comando do (OF-7) Vice-Almirante Laurent Hemmer, iniciou-se em Toulon, a 24 de Fevereiro de 2025, e, com uma duração de 5 meses, terminou de 23 para 24 Julho de 2025, após várias escalas programadas e vários exercícios internacionais, nomeadamente no Golfo da Guiné, na América do Sul, nas Caraíbas, na Costa Leste dos EUA e no Atlântico Norte.
O porta-helicópteros Mistral, comissionado em 2006, é um navio de comando e projecção de forças da Marinha Francesa, com 199 metros de comprimento, 32 metros de boca e um deslocamento de 21 500 toneladas. Atinge uma velocidade máxima de 19 nós e tem uma autonomia de 11 000 milhas náuticas a 15 nós. Opera com uma guarnição de 220 elementos e dispõe de um complexo modular de comando com 850 m², capaz de acolher até 200 elementos de um estado-maior. Em termos de capacidade aérea, pode embarcar de 16 a 35 helicópteros. A vertente anfíbia é assegurada por um convés com capacidade para cerca de 80 viaturas blindadas e uma doca alagável de 885 m², apta a receber diversos tipos de lanchas de desembarque, incluindo EDA-R, EDA-S, CTM e LCAC. Para auto-defesa conta com 2 plataformas Simbad de mísseis anti-aéreos de curto alcance, 2 peças Breda-Mauser de 30 mm e 4 metralhadoras pesadas M2 calibre 12.7mm.
Está preparado para embarcar até 450 soldados com equipamento completo. O navio possui ainda valências sanitárias significativas, incluindo dois blocos operatórios, uma sala de radiologia com tomografia computorizada, gabinete dentário, laboratório de análises clínicas, sala de telemedicina e até 60 camas hospitalares (ou 30 com cuidados intensivos). É actualmente um dos três navios desta classe activos ao serviço da Marinha Francesa.
A fragata Surcouf, da classe La Fayette (FLF), foi comissionada em 1996. Tem 125 metros de comprimento, 15 metros de boca e deslocamento de 3 800 toneladas em plena carga. Atinge uma velocidade máxima de 25 nós, com uma autonomia de 7 000 milhas náuticas a 15 nós e capacidade de subsistência em autonomia logística até 50 dias. A guarnição é composta por 197 elementos. A fragata está desenhada para operações polivalentes de soberania, interdição, escolta, recolha de informação e apoio a operações especiais, sendo equipada com capacidades furtivas que lhe permitem actuar como unidade avançada de recolha de inteligência. Está apta a operar com um helicóptero embarcado, em plataforma e hangar dedicados. Conta com 8 mísseis anti-navio Exocet, 1 peça TR de 100 mm, 2 peças F2 de 20 mm, uma plataforma Crotale CN2 de defesa anti-aérea de curto-alcance (8 mísseis e até 16 para re-municiamento). A Marinha Francesa conta com 5 unidades desta classe. No contexto da missão Jeanne d’Arc 2025, a Surcouf desempenhou a função de escolta do Mistral.
As Ilhas Faroé são um arquipélago de 18 ilhas, um território autónomo sob soberania do Reino da Dinamarca, no Atlântico Norte, entre o Sudeste da Islândia, o Norte da Escócia e o Oeste da Noruega, a cerca de 1 000 km a Nordeste da Dinamarca.







Fotos por Pauline Misse | "Marine Nationale" 


Missão Jeanne d'Arc 2025 - via Marinha Francesa




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA