Treino com Metralhadora Pesada QJG-02A de 14,5mm no Noroeste da China
China
13 de Junho de 2025
Treino de militar do Comando de Xinjiang do Exército de Libertação Popular da China, a 13 de Junho de 2025, no Noroeste da China, com metralhadora Type QJG-02 (A), calibre 14,5×114 mm, num conjunto de arma e plataforma com uma massa de 73 kg (49 kg da arma e 24 kg de tripé), equipada com mira óptica.
Desenhada originalmente, em meados da década de 1990, como uma plataforma anti-aérea, esta plataforma entra ao serviço em 2002, sendo modernizada com a versão A, de 2007-2008, de peso reduzido e novo tripé de maior mobilidade (aqui referenciada), enquadrando-se em multi-propósito endereçando desde a cobertura de fogo em contexto de superfície, ao uso contra viaturas e blindados ligeiros. As suas munições 14,5×114 mm perfurantes de blindagem, com núcleo encamisado de tungsténio (de alta densidade e dureza), com uma massa de 60 a 66 gramas e um comprimento de 55 a 60 mm, sustentam uma velocidade inicial de 1 000 a 1050 m/s conseguindo perfurar 30 mm de aço a 500 metros. Paralelamente ao emprego sobre tripé portátil, a QJG-02A é também amplamente integrada em viaturas tácticas ligeiras e blindadas, sobre suportes convencionais ou plataformas de operação remota.
O Comando Militar de Xinjiang do Exército de Libertação Popular da China encontra-se subordinado operacionalmente ao Teatro de Comando Oeste, uma das cinco estruturas regionais de comando militar conjunto da República Popular da China. O Comando Oeste cobre uma área de elevada relevância geoestratégica no Noroeste do país, incluindo integralmente a Região Autónoma Uigur de Xinjiang e a Região Autónoma do Tibete, com fronteiras internacionais com o Afeganistão, o Paquistão, a Índia, o Nepal, o Butão, o Cazaquistão, o Quirguizistão e o Tajiquistão. Trata-se de um território caracterizado por vastidões áridas e cadeias montanhosas de grande altitude, com cerca de metade da área total da China.
Foto por Rao Xuefeng | Exército de Libertação Popular da China
Comentários