Blindado "Búfalo" do Exército Alemão abre aceiros contra incêndio em antigo campo de treino militar
Gohrischheide, Saxónia, Alemanha
5 de Julho de 2025
Viatura blindada de recuperação Bergepanzer 3 (BPz3) Büffel, matrícula Y 829 845, do 131.º Batalhão de Apoio Logístico ("Versorgungsbataillon 131") do Exército Alemão, usa a sua pá frontal para abertura de aceiros face a incêndio rural em Gohrischheide, a cerca de 50 km a Norte de Dresden, Saxónia, na Alemanha, a 5 de Julho de 2025.
O incêndio rural de Gohrischheide deflagrou a 1 de Julho de 2025 e foi declarado extinto a 13 de Julho de 2025, após ter consumido mais de 2 100 hectares, sendo um dos maiores incêndios registados na Saxónia em décadas. O teatro de operações deste combate envolveu cerca de 600 a 700 operacionais, apoiados por meios aéreos. Parte do local afectado foi até 2007 o campo de treino militar de Zeithain ("Truppenübungsplatz Zeithain"), sendo usado em tal contexto desde o século XIX. O uso de uma viatura como BPz3 Büffel é reforçado pelo risco da presença em alguns pontos de possíveis munições não detonadas.
O BPz3 Büffel ("Búfalo"), assente sobre o chassis da plataforma Leopard 2, com uma massa de 54,3 toneladas, está equipado com pá dianteira (para remoção de terreno ou construção de rampas), com grua lateral-dianteira de 7,9 metros e 30 toneladas e com sistema de guincho que pode rebocar até 70 (configuração dupla) ou 105 toneladas (configuração tripla). Conta ainda com equipamento especializado de corte e de solda. Pode prestar apoio desde reparações de campo usando a sua grua para retirar motor ou torre do carro de combate, ou recuperar e rebocar carros de combate atolados ou danificados.
Comentários