Treino com metralhadora pesada M2 no bordo de "destroyer" da classe Arleigh Burke da Marinha dos Estados Unidos
Treino de fogo-real com uma das metralhadoras pesadas M2 calibre 12,7x99mm NATO, do "destroyer" USS Bulkeley (DDG 84) da classe Arleigh Burke da Marinha dos Estados Unidos, parte da escolta do "Iwo Jima Amphibious Ready Group", Oceano Atlântico, a 23 de Junho de 2025. Este treino insere-se no COMPTUEX ("Composite Training Unit Exercise") que prepara este meio naval. A 1 de Outubro de 2024, operando a partir do Mediterrâneo Oriental, o USS Bulkeley lançou míssil interceptor anti-balístico SM-3 (Block IB) apoiando as Forças de Defesa de Israel (IDF) face ao lançamento de 180 mísseis pelas Forças da República Islâmica do Irão.
As metralhadoras M2, de que a classe Arleigh Burke conta com até 4 unidades em reparos manuais (a aqui referenciada em posição à vante, a bombordo), têm um peso de 38 kg e um comprimento de cano de 1 143 mm, sendo capazes de cadências de tiro na ordem dos 600 disparos por minuto, com uma velocidade inicial de 890 m/s, com alcance efectivo até aos 2 000 metros. Produzem uma balística terminal que permite, além de efeitos devastadores sobre pessoal a descoberto, perfurar 20 a 25 mm de aço, aos 200 metros. São a arma padrão de auto-protecção, interdição e dissuasão de curta distância dos meios navais NATO.
O "Iwo Jima Amphibious Ready Group" é uma força naval de assalto anfíbio da Marinha dos Estados Unidos composta pelo navio de assalto anfíbio USS Iwo Jima (LHD 7) da classe Wasp e pelos navios de transporte anfíbio USS San Antonio (LPD 17) e USS Fort Lauderdale (LPD 28) da classe San Antonio, operando com a "22nd Marine Expeditionary Unit" (MEU), uma das sete forças expedicionárias activas do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos.
Comentários