"Movimento Houthi" ataca e afunda dois cargueiros, de pavilhão liberiano e operadores gregos, ao largo da costa oeste do Iémen


Mar Vermelho, Costa Ocidental do Iémen
6 a 9 de Julho de 2025

Entre 6 e 9 de Julho de 2025, o "Movimento Houthi" atacou e afundou dois navios mercantes, cargueiros, de pavilhão liberiano e operadores gregos, no Sul do Mar Vermelho, ao largo da costa ocidental do Iémen - o "Magic Seas" (IMO 9736169), de 63 mil toneladas e 199 metros, e o "Eternity C" (IMO 9588249), de 36 mil toneladas e 186 metros. Nos ataques foram usadas embarcações tripuladas armadas, "drones", mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos, bem como cargas explosivas colocadas por equipa de abordagem e detonadas remotamente.
O cargueiro "Magic Seas", construído em 2016, detido e operado por uma companhia Grega, a Allseas Marine S.A., foi atacado a 6 de Julho de 2025, numa posição a 51 milhas náuticas (94 km) a sudoeste da cidade portuária iemenita de Al Hudaydah. O ataque foi conduzido por várias embarcações rápidas, com metralhadoras e lança-granadas foguete, apoiados por "drones" navais de ataque. Em resultado de vários impactos destas cargas, bem como de alguns mísseis, e ao longo de um ataque continuado de cerca de 4 horas, o navio sofreu danos significativos, com rombos, incêndio e perda completa da sua propulsão e energia eléctrica. A tripulação, composta por 22 elementos, abandonou o navio, sendo 14 deles resgatados por um outro navio mercante e 6 deles detidos pelo "Movimento Houthi". O "Magic Seas", entretanto abordado por uma força de assalto do "Movimento Houthi", foi alvo da colocação de várias cargas explosivas em posições críticas ao longo do casco, que, detonadas remotamente, levaria a rombos e ao afundamento deste cargueiro a 7 de Julho de 2025.
O cargueiro "Eternity C", construído em 2012, operado por uma companhia Grega, a Cosmoship Management, foi atacado a 7 de Julho de 2025, por embarcações tripuladas disparando granadas-foguete, repetindo-se um novo ataque a 8 de Julho de 2025 apoiado por "drones" aéreos e marítimos não tripulados. Seria abandonado pela tripulação, registando-se 4 baixas mortais (em resultado de "drones" aéreos de ataque contra a ponte), 15 desaparecidos e 7 resgatados por um outro navio mercante. O navio terá sido também atacado por mísseis. Afundou-se a 9 de Julho de 2025.
As forças Ansar Allah ("أَنْصَار ٱللَّٰه", "Apoiantes de Deus"), conhecidas popularmente por "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levaram a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi". Este movimento tem conduzido ataques, desde Novembro de 2023, de abordagem e com recurso a mísseis e "drones", contra meios navais mercantes internacionais em trânsito no Golfo de Áden e no Mar-Vermelho, bem como contra o território de Israel. Desde 19 de Novembro de 2023 registaram-se neste Teatro de Operações um total de 96 ataques a navios pelo "Movimento Houthi", com 4 navios afundados (compreendendo já os 2 aqui referenciados) e um capturado.
Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeos via Forças Ansar Alla







Fotos "Magic Seas" (IMO 9736169) por Forças Ansar Allah






Fotos "Eternity C" (IMO 9588249) por Forças Ansar Allah






Vídeo "Magic Seas" (IMO 9736169) por Forças Ansar Allah




Vídeo "Eternity C" (IMO 9588249) por Forças Ansar Allah




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch