Evacuação de feridos ucranianos em C-130 norueguês para hospitais na Alemanha, França e Finlândia


Europa 
2 a 3 de Julho de 2025

C-130J "Super Hercules" (5699, "Frøya") do 335.º Esquadrão ("335 Skvadronen") da Força Aérea da Noruega, com apoio de uma equipa de especialistas de evacuação médica das Forças Armadas da Suécia, em missão de evacuação médica de feridos ucranianos a partir de Rzeszów, no Leste da Polónia (a cerca de 80 km da fronteira com a Ucrânia), para hospitais na Alemanha, França e na Finlândia, de 2 a 3 de Julho de 2025. Na foto com o detalhe no interior do "cockpit", decorre a descida para o aeroporto de Helsinki-Vantaa (ICAO EFHK), na Finlândia, a 3 de Julho de 2025.
Tendo descolado de Oslo (ICAO ENGM)) na Noruega, a operar com o "callsign" NOW335M, pelas 13:25 UTC de 01 de Julho de 2025, alcançaria Rzeszów (ICAO EPRZ), na Polónia, pelas 15:52 UTC. Descolaria dali no dia seguinte, 2 de Julho de 2025, pelas 08:08 UTC, aterrando pelas 09:53 UTC em Memmingen (ICAO EDJA), Baviera, na Alemanha, e partindo daqui pelas 10:44 rumo a Marselha (ICA LFML), no Sul de França, onde aterraria pelas 12:12 UTC. Descolaria daqui pelas 13:01 UTC regressando a Rzeszów (ICAO EPRZ), na Polónia onde aterraria pelas 15:49 UTC.
Retomando as operações no dia seguinte, 03 de Julho de 2025, com o mesmo "callsign", descolaria de Rzeszów (ICAO EPRZ) pelas 09:07 UTC, rumando a Paderborn-Lippstadt (ICAO EDLP), na Alemanha, onde aterraria pelas 11:02 UTC. Descolaria dali pelas 12:32 UTC rumando a Helsinki-Vantaa (ICAO EFHK), na Finlândia, onde aterraria pelas 14:47 UTC. Descolaria, de regresso à Noruega e terminando a missão, pelas 15:34 UTC, aterrando em Oslo (ENGM), pelas 17:15 UTC.
O C-130J "Super Hercules" corresponde a um "upgrade" em relação ao modelo C-130, com novos motores (Rolls-Royce AE 2100 D3 com hélices Dowty R391), novos sistemas e nova instrumentação (“Heads-Up Display”, HUD, para cada piloto, conjunto alargado de plataformas digitais, etc). O "Super Hercules" apresenta ganhos substanciais de alcance operacional, velocidade máxima e distância mínima para descolar. A Força Aérea da Noruega tem 4 unidades do C-130J ao serviço desde 2014, afectos à 335.º Esquadrão da sua 134.ª Asa ("134 Luftving").
Estas acções decorrem sob a égide do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia, criado em Outubro de 2001 e actualmente com 37 países, compreendendo todos os estados membros e mais 10 estados parceiros (como é o caso da Noruega e da Ucrânia aqui referenciados), e que tem aqui, desde 2022, a sua maior operação de sempre, com um agregado de mais de 4 milhares de feridos ucranianos evacuados, a partir do "hub" polaco de Rzeszów, para unidades hospitalares em 22 países da União Europeia (entre os quais Portugal).











Aterragem, Helsinki-Vantaa (ICAO EFHK), 03Jul2025, cabeceira 22 L, georreferenciação 60.330300585197016, 24.97820455673679



Fotos por Onar Digernes Aase | Forças Armadas da Noruega



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