Treino de militares ucranianos com lança-granadas Fort-600 de 40 mm


Ucrânia 
Julho de 2025

Acção de instrução, formação e treino no uso de lança-granadas de 40 mm, Fort-600 A, de militares da 21.ª Brigada Mecanizada Independente ("21 окрема механізована бригада", 21омбр, A4689) do Exército da Ucrânia, Julho de 2025, na Ucrânia.
O Fort-600 ("Форт-600") é produzido desde 2010 pelo fabricante ucraniano RPC Fort (НВО "Форт") sob licença da empresa suiça Brügger & Thomet (B&T) que desenha e produz a plataforma GL-06 da qual este deriva. A variante aqui presente corresponde ao modelo "A", equipada com coronha rebatível e ajustável.
Municiado por granadas 40x46mm, o Fort-600 tem uma massa de 2,2 kg, um comprimento com a coronha estendida de 58 cm (na variante "A", 67 cm) com um comprimento de cano de 28 cm. Mono-tiro, com carregamento pela retaguarda do cano, tem um alcance entre os 50 e 400 metros, podendo ser usado com cargas letais de alto-explosivo (aqui referenciada na mão do militar ucraniano) e cargas menos-letais, como sejam gás OC (oleoresin capsicum), vulgo "gás pimenta" ou gás CS (ortoclorobenzil malononitrilo), vulgo "gás lacrimogénio".
Na foto de referência podemos observar a visão em corte da variante de duplo-propósito, da tipologia M433, contendo carga dirigida (cónica, em cobre) e carga pré-fragmentada (a cinzento com as marcas "em malha" do recorte dos fragmentos). A carga dirigida é orientada a penetrar alvos com protecção blindada e os pré-fragmentos para distribuição alargada, especialmente letal contra pessoal a descoberto.





Fotos via 21омбр







Foto de referência em corte por Grassi, James (U.S. Army Research, Development and Engineering Command, RDECOM, do Picatinny Arsenal, N.J.)




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA