Porta-aviões USS Gerald R. Ford da Marinha dos EUA atravessa Gibraltar rumo a Leste


Estreito de Gibraltar, Mediterrâneo
17 de Julho de 2025


O porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78), da classe homónima da Marinha dos Estados Unidos, sob comando do (OF-5) Capitão-de-mar-e-guerra David Skarosi, cruza, a 17 de Julho de 2025, o Estreito de Gibraltar, rumo a Leste, liderando o "Carrier Strike Group 12" (CSG12) numa projecção, programada, para a área de operações da 6.ª Esquadra (baseada em Nápoles, Itália).

No convés de voo podemos observar aeronaves F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler, E-2C Hawkeye e MH-60R/L Sea Hawk. Após haver largado a 24 de Junho de 2025 da sua base em Norfolk, no Estado da Virginia, na costa Leste dos EUA, participou, antes de cruzar o Atlântico, no exercício COMPTUEX ("Composite Training Unit Exercise") ao largo da Virgínia.

Este porta-aviões, o mais recente da frota da marinha norte-americana, é aqui acompanhado pelos "destroyers", da classe Arleigh Burke, USS Winston S. Churchill (DDG 81) e USS Bainbridge (DDG 96), pelo navio de apoio rápido de combate USNS Supply (T-AOE-6), da classe homónima, bem como pela fragata da Armada Espanhola, da classe Santa Maria, ESPS Canarias (F86).

Cruzou antes este mesmo estreito, no sentido inverso, rumo a Oeste, a 5 de Janeiro de 2024, após missão prolongada no Mediterrâneo Oriental, desde Outubro de 2023, onde chegou a ser acompanhado pelo porta-aviões USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69), regressando então à sua base em Norfolk, ao final de 8 meses em operação, iniciada a 2 de Maio de 2023, naquela que foi a sua primeira afectação a um contexto de combate.

Ao serviço desde 22 de Julho de 2017, com o nome do 38.º Presidente dos EUA, trata-se do maior porta-aviões existente, deslocando 100 000 toneladas, com 337 metros de comprimento, 41 metros de boca junto à linha de água e 78 metros no convés de voo. Propulsionado por 2 reactores nucleares Bechtel A1B PWR, alcança uma velocidade máxima de 30 nós. Com uma guarnição de mais de 4 500 elementos, possui um convés de voo de 333 metros por 77 metros, equipado com 4 catapultas electromagnéticas (EMALS) e 3 elevadores para aeronaves, podendo transportar mais de 75 das ditas.





Fotos por Jacob Mattingly | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA