Bombardeiro estratégico Tu-95 e escolta Su-35 das forças russas acompanhados por F-16 e F-35 das forças norte-americanas sobre o Mar de Bering


Mar de Bering 22 de Julho de 2025
Detalhe do acompanhamento, desencadeado dentro dos procedimentos padrão do comando NORAD ("North American Aerospace Defense Command") dos EUA, a um bombardeiro estratégico quadrimotor Tupolev Tu-95 MS (designação NATO "Bear-H"), número 57 e matrícula RF-94199, das Forças Armadas da Federação Russa, com a presença de um dos elementos de escolta russa, um Sukhoi Su-35 (designação NATO "Flanker-E"), número 51, por F-16 e F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos, a 22 de Julho de 2025, em espaço aéreo internacional, no Mar de Bering, no espaço da "Air Defense Identification Zone" (ADIZ) do Alaska.
Noticiado e documentado em vídeo pelo canal televisivo Zvezda ("Звезда", "Estrela") fundado em 2005 pelo Ministério da Defesa da Federação Russa ("Министерство обороны Российской Федерации"), tratou-se de uma missão de treino de dois bombardeiros Tu-95MS, ao longo de 15 horas e compreendendo reabastecimento em voo, tendo sido escoltados por Su-35S e Su-30SM.
No F-16 das forças norte-americanas podemos observar mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM, de médio-alcance, guiados por radar (na extremidade da asa) e mísseis ar-ar AIM-9 "Sidewinder", de curto-alcance, guiados por infra-vermelho. No Su-35 das forças russas podemos observar mísseis ar-ar R-73 de curto-alcance, guiados por infra-vermelho, e R-77, de médio-alcance, guiados por radar.
A marcação AK presente nas duas aeronaves dos EUA aqui referenciadas corresponde à Base de Eielson, no Alaska, a partir do qual opera a "354th Fighter Wing" com os F-16 do "18th Fighter Interceptor Squadron" (18 FIS) e os F-35 do "356th Fighter Squadron" (356 FS) e "355th Fighter Squadron" (355 FS). Trata-se de um efectivo agregado de 72 aeronaves (18 F-16 e 54 F-35).
As "Air Defense Identification Zone" (ADIZ), lit. "Zonas de Identificação de Defesa Aérea", existem actualmente em 20 países (Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Filipinas, Índia, Indonésia, Irão, Japão, Malásia, Mianmar, Noruega, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnam) e destinam-se, num espaço anterior ao espaço aéreo territorial, a identificar antecipadamente aeronaves que possam ser consideradas uma potencial ameaça à respectiva segurança nacional. As ADIZ são comunicadas à ICAO ("International Civil Aviation Organization"), ainda que não seja reguladas por esta, mas sim pelas autoridades nacionais.






Fotos via Departamento de Defesa ("Department of Defense", DoD) dos EUA.




Parelha de F-16 dos EUA, foto seleccionada e editada por Espada & Escudo via vídeo recolhido a partir do Tu-95 russo, publicado pelo canal televisivo Zvezda ("Звезда", "Estrela") fundado em 2005 pelo Ministério da Defesa da Federação Russa ("Министерство обороны Российской Федерации")






Mapa ADIZ Alaska via Administração Federal de Aviação ("Federal Aviation Administration", FAA) dos EUA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA