Descida com técnica de "fast rope" a partir de helicóptero "Merlin" para o convés de voo de fragata da Marinha Portuguesa
Treino operacional de um militar da Unidade de Operações Especiais da Marinha Portuguesa, com descida em "fast rope", a partir de um helicóptero EH-101 "Merlin" da Força Aérea Portuguesa (FAP) para o convés de voo do NRP D. Francisco de Almeida (F334), da classe Bartolomeu Dias da Marinha Portuguesa, antes de atracarem em Leixões (Matosinhos, Porto), no final da primeira semana da viagem de instrução de cadetes da Escola Naval, na 4.ª semana de Julho de 2025.
O NRP D. Francisco de Almeida (F334), que largou da Base Naval de Lisboa a 22 de Julho de 2025, esteve aberto ao público no "Porto Cruise Terminal", em Matosinhos, nos dias 26 e 27 de Julho de 2025, tendo largado entretanto rumo ao Funchal, na Região Autónoma da Madeira, a próxima etapa da viagem de instrução de cadetes - onde deverá estar aberto ao público, de 9 a 10 de Agosto de 2025, regressando então à Base Naval de Lisboa, onde deverá dar entrada a 15 de Agosto de 2025. Sob comando do Capitão-de-fragata Paulo dos Santos Garcia, o navio conta com uma guarnição de cerca de 140 militares, aos quais se juntam os 61 cadetes do 3.º e 4.º ano da Escola Naval.
A técnica de descida por "fast rope" (designação curta para "Fast Rope Insertion Extraction System, FRIES"), foi desenvolvida no contexto das Forças Armadas do Reino Unido, com a empresa Marlow Ropes (cujas origens remontam a 1807, fundada por Thomas Burfield), tendo sido aplicada pela primeira vez em combate na Guerra das Falklands, em 1982.
A Unidade de Operações Especiais da Marinha Portuguesa (UOEMP), sob o Comando do Corpo de Fuzileiros, liderado pelo Comodoro Rogério Paulo Figueira Martins de Brito, compreende as sub-unidades do Destacamento de Abordagem (DA) e do Destacamento de Acções Especiais (DAE)
Foto via Marinha Portuguesa
Comentários