Forças chinesas treinam com plataforma de 20 tubos de lançamento de foguetes múltiplos sobre chassis de viatura táctica blindada 6x6


China 
Junho de 2025

Plataforma PHL-20 de lançador de foguetes múltiplos de 122 mm, de 20 tubos (5x4), sobre "chassis" de viatura táctica blindada Dongfeng CTL181A 6×6, do 72.º Grupo do Exército de Libertação Popular da China, em exercícios de fogos-reais em finais de 2025, no Leste da China. A plataforma, com sistema computorizado de controlo de tiro, projecta os seus foguetes até uma distância standard de 20 a 40 km e máxima de até 50 km.
Os foguetes de 122mm usados têm um comprimento de 2,9 metros, uma massa entre os 66 e os 75 kg, com uma ogiva de 18 kg em variantes de alto-explosivo de fragmentação, incendiárias e de sub-munições. A versão guiada, BRE7 (Fire Dragon 40A), conta com navegação por inércia e satélite, com um alcance de 40 km.
Apresentado publicamente, na variante de exportação SR-7, na edição de 2017 do certame bienal IDEX ("International Defence Exhibition and Conference"), em Abu Dabi, nos Emiratos Árabes Unidos, trata-se de uma versão "leve" da plataforma original PHL-11, ao serviço do Exército de Libertação Popular da China desde 2014, assente sobre um "chassis" de uma viatura pesada 6x6 Shaanxi SX2190KA0, com 40 tubos de lançamento (dois módulos de 20), aqui optimizados para um módulo de 20 tubos e sobre uma viatura de perfil táctico.
O 72.º Grupo do Exército de Libertação Popular da China ("第七十二集团军", Unidade 31657), integrado no Comando do Teatro de Operações Leste, está baseado em Huzhou ("湖州"), na costa Leste da China, a cerca de 150 km a Oeste de Shangai ("上海市"). O Teatro de Operações Leste (um dos 5 em que estão organizadas as forças chinesas) corresponde, em termos costeiros, à região desde o Mar da China Oriental até ao Sul do Estreito de Taiwan, compreendendo as províncias de Jiangsu, Zhejiang, Anhui, Fujian, Jiangxi e Shanghai.
Foto por Zhang Naiyou | He Fei (Exército de Libertação Popular da China)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA