Navio de comando da 7.ª Esquadra da Marinha dos Estados Unidos a operar no Indo-Pacífico


Golfo da Tailândia
15 de Julho de 2024

O USS "Blue Ridge" (LCC 19), navio de comando de assalto anfíbio e navio almirante da 7.ª Esquadra da Marinha dos Estados Unidos, a 15 de Julho de 2024, em operação no Golfo da Tailândia. Ao serviço desde 14 de Novembro de 1970 é o mais antigo navio ao serviço activo da Marinha dos Estados Unidos.

Construído nos estaleiros de Filadélfia e lançado à água a 4 de Janeiro de 1969, o USS "Blue Ridge", da classe homónima, desloca 19 600 toneladas, com um comprimento de 193,2 metros, boca de 32,9 metros e calado de 8.8 metros. Sustentando uma velocidade máxima de 23 nós e com um alcance operacional de 18 520 km, tem um guarnição base de 800 elementos que se eleva aos 1 400 com o efectivo alargado de comando de frota. Está armado com duas plataformas CIWS ("Close-In Weapon System") "Phalanx" de 20mm de 6 canos rotativos, com 2 canhões automáticos Bushmaster de 25mm, e com oito metralhadoras pesadas M2 em calibre 12.7mm. Está equipado com convés de voo. Conta ainda com plataforma Mark 36 SRBOC ("Super Rapid Bloom Offboard Countermeasures Chaff and Decoy Launching System") para projecção de engodos e contra-medidas anti-míssil. O seu navio "gémeo" e segundo da classe, USS "Mount Whitney" (LCC 20), entrou ao serviço a 16 de Janeiro de 1971 e está também no activo como navio de comando e navio almirante da 6.ª Esquadra da Marinha dos Estados Unidos.

Comandado actualmente pelo (OF-5) Capitão-de-Mar-e-Guerra Nicholas C. DeLeo, o USS "Blue Ridge" (LCC 19) está equipado com equipamentos de comunicações e plataformas sofisticadas de planeamento, comando e controlo que permitem monitorar e dirigir toda a acção de meios combinados da frota.

Foto por Ryan M. Breeden | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")





Emblema do USS "Blue Ridge" (LCC 19).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA