"Drone" customizado como plataforma repetidora de sinal


Ucrânia
Julho de 2024

Uma customização de campo, executada por especialistas da 22.ª Brigada Mecanizada ("22 окрема механізована бригада", 22 ОМБр, A4718) do Exército da Ucrânia, sobre uma plataforma DJI Mavic 3 para que opere suportando uma repetidora de sinal, em Julho de 2024, Ucrânia.

As antenas na posição à retaguarda (à esquerda na foto) permitem o contacto com a estação de comando; e as antenas na posição dianteira (à direita na foto) retransmitem de/para outro "drone" em posição mais avançada. Trata-se de uma arquitectura já antes referenciada no Teatro de Operações da Ucrânia como forma expedita e dinâmica de aumentar o alcance dos "drones" FPV ("First Person View").


De cor cinza clara (com led aceso, magenta), temos um módulo da Happymodel, Express LRF ES900, com uma antena diamante da "Team Black Sheep" (TBS) frequência 850 - 950MHz com ganho de 2.88 dB. Ao lado esquerdo deste temos uma antena helicoidal (direccional de alto ganho), frequência 5.8 GHz. À esquerda desta, já ao topo da foto, podemos ainda observar, de cor preta e secção base quadrangular, uma antena "patch". A caixa de cor verde-oliva guarda os componentes de controlo e alimentação da plataforma (autónoma do "drone" DJI Mavic que a transporta).

Foto via 22 ОМБр





Emblema da 22.ª Brigada Mecanizada ("22 окрема механізована бригада", 22 ОМБр, A4718) do Exército da Ucrânia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA