Treino de preparação de munições JDAM para os F-16 da Força Aérea dos EUA na Coreia


Kunsan, Coreia do Sul
12 de Julho de 2024

Uma especialista do "8th Maintenance Squadron", 8 MXG ("Warfitters of the Pack") da Força Aérea dos Estados Unidos treina, numa dinâmica competitiva, os procedimentos e técnicas de preparação de munições que irão armar as aeronaves F-16 afectas ao "35th Fighter Squadron", 35 FS ("Panthers") e "80th Fighter Squadron", 80 FS ("Juvats") da "8th Fighter Wing" (Wolf Pack"), na Base Aérea de Kunsan, na Coreia do Sul, a 12 de Julho de 2024. O efectivo destes dois "Squadrons" totaliza cerca de 48 unidades de F-16.

O procedimento aqui em curso envolve a manipulação de uma espoleta para detonação por proximidade (DSU-33A(D-2)/B) numa bomba guiada GBU-38 JDAM ( "Joint Direct Attack Munition"), de 500 libras (227 kg). As marcações a azul, quer na bomba quer na espoleta, indicam ser uma variante inerte de instrução. As munições estão aqui suportadas numa plataforma MHU-141/M com dois eixos rodados, usada em conjunto com o MJ-1 para as elevar até ao suporte de fixação final na aeronave.

Situada na costa ocidental da península coreana, a Base Aérea de Kunsan dista cerca de 230 km da fronteira com a Coreia do Norte e menos de 700 km de Shangai, na China, respectivamente, cerca de 10 e 30 minutos de tempo de voo para um F-16  à velocidade de cruzeiro.   

Foto por Maria Umanzor Guzman | Força Aérea dos Estados Unidos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA