Pelotão de carros de combate Leopard do Exército Português na Eslováquia
Lešť, Pliešovce, Eslováquia
16 de Julho de 2024
Após partida em navio mercante em finais de Junho de 2024, a partir do Porto de Setúbal, rumo ao porto polaco de Gydnia, numa operação logística a cargo da multinacional dinamarquesa DSV (através da subsidiária em Portugal, DSV Air and Sea Portugal, Lda e dos seus parceiros e sub-contratados), os cinco carros de combate Leopard 2A6 do Exército Português, projectados junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia (NATO "MultiNational BattleGroup Slovakia", MNBG SVK), chegaram a 16 de Julho de 2024 a Lešť, Pliešovce, no Centro-Sul da Eslováquia, a cerca de 230 km da fronteira, a Leste, com a Ucrânia.
Este pelotão, comandado pelo Tenente Bernardo Quintela, faz parte do Grupo de Carros de Combate (GCC), comandado pela Tenente-Coronel Elisabete Silva, da Brigada Mecanizada (BrigMec), e esteve em aprontamento ao longo do primeiro semestre de 2024, com diversas acções de formação e treino operacional, compreendendo a participação, de 29 de Abril a 10 de Maio de 2024, no exercício ORION (o maior exercício anual calendarizado pelo Exército Português).
Sendo um pelotão de carros de combate composto por 4 blindados, acresce aqui, por boa prática, uma unidade adicional (de reserva), num total de 5 unidades projectadas. O efectivo directamente afecto a este pelotão corresponde a 24 militares a que acrescem 2 militares, em funções de Estado-Maior no Quartel-General da Unidade Escalão Brigada, e 1 militar em funções no Estado-Maior do Quartel-General do MNBG SVK, correspondendo a um efectivo total de 27 militares.
A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Eslováquia é neste momento comandado, e desde o início de Julho, por Espanha que destaca para o mesmo um força da sua Brigada Galicia VII (BRILAT).
Fotos via Exército de Portugal
Comentários