Lançador de foguetes termobáricos das forças russas com grades e cobertura de protecção


Donetsk, Ucrânia Julho de 2024

Um lançador de foguetes múltiplos TOS-1A "Solntsepyok" ("Солнцепёк", "Sol que Queima"), do Batalhão "Vostok" ("батальона 'Восток' "), afecto às Forças Armadas da Federação Russa, em operação na região de Donetsk, no Leste da Ucrânia, em Julho de 2024. Este TOS-1A, além de estruturas de "jaula" na parte superior e nas laterais da plataforma de lançadores, para mitigação do impacto de cargas anti-carro e de "drones", tem as mesmas cobertas com telas de borracha dura para reforçar tal protecção.
A plataforma TOS-1A "Solntsepyok" ("Солнцепёк", "Sol que Queima") está dotada de 24 tubos de foguetes de 220 mm, com um alcance de 3 a 6 km, instalada sobre o chassis do carro de combate T-72 ou T-90, num conjunto (BM-1) de mais de 45 toneladas. Os foguetes usados, da tipologia MO.1.01.04 ("Pinocchio") e MO.1.01.04M ("Sunshine"), têm, respectivamente 3,3 m e 3,7 m de comprimento, pesando 173 kg e 217 kg, conseguindo cobrir, num disparo de salva completa com as suas cargas termobáricas (geradoras de diferença de pressão seguida de deflagração incendiária), uma área-alvo na ordem dos 4 hectares. O TOS-1A é tipicamente acompanhado por 2 viaturas de recarregamento, TZM-T, equipadas com grua e, cada uma, com dois contentores de 24 foguetes.
O Batalhão "Vostok" foi estabelecido originalmente, a 9 de Maio de 2014, como parte das forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"; "Доне́цкая Наро́дная Респу́блика", ДНР), Pró-Federação Russa. Desde Setembro de 2022, e já com a designação de Brigada, após a declaração de anexação da República Popular de Donetsk por parte da Federação Russa, esta unidade passou a assumir a designação de 114.ª Brigada Motorizada Independente da Guarda, número 08818 ("114-я отдельная гвардейская мотострелковая Енакиевско-Дунайская бригада", 114 омсбр) das Forças Russas.



Fotos a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA