Força Aérea de Israel bombardeia Porto de Al Hudaydah no Iémen


Israel - Iémen 20 de Julho de 2024

A Força Aérea de Israel desencadeou, a 20 de Julho de 2024, um ataque às instalações portuárias e à central de produção de energia de Al Hudaydah ("الحديدة"), geo-referenciação 14.827500, 42.938056, ref. https://maps.app.goo.gl/wLxt6tVCGoFnBzqH7 , na costa ocidental do Iémen. Al Hudaydah é a quarta maior cidade do Iémen e o seu principal porto no Mar Vermelho, com importantes instalações de carga e petrolíferas.
A acção foi designada por Operação "Outstretched Arm", em Português "Braço Estendido", parte de uma referência de caracter religioso sobre o poder de Deus, presente na passagem bíblica Deuterónimo 26:8, "(...) E o Senhor nos tirou do Egipto com mão forte, e com braço estendido (...)". Os objectivos bombardeados pela aviação israelita distam cerca de 2 000 km do Sul de Israel. Entre as aeronaves envolvidas esteve pelo menos um F-15 "Baz", número de cauda 667, da 133.ª Esquadra ("Knights of The Twin Tail") da Força Aérea de Israel, que operam a partir da Base Aérea de Nof (ICAO: LLEK), a cerca de 25 km a Sudeste do centro de Tel-Aviv.
A 19 de Julho de 2024, "um drone" de longo alcance Samad-3 (de fabrico iraniano) projectado pelo "Movimento Houthi" a partir do Iémen, seguindo uma rota terminal a partir de Oeste, atingiu o centro de Tel Aviv ("תל אביב"), a segunda maior cidade de Israel e seu centro económico e financeiro, provocando um morto e dez feridos.
O "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levou a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi".





Foto aeronave via Forças de Defesa de Israel (IDF)
Foto Al Hudaydah via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dois navios de transporte e assalto anfíbio da Marinha Russa rumando ao Mediterrâneo acompanhados pela Marinha Portuguesa

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO