Força Aérea de Israel bombardeia Porto de Al Hudaydah no Iémen


Israel - Iémen 20 de Julho de 2024

A Força Aérea de Israel desencadeou, a 20 de Julho de 2024, um ataque às instalações portuárias e à central de produção de energia de Al Hudaydah ("الحديدة"), geo-referenciação 14.827500, 42.938056, ref. https://maps.app.goo.gl/wLxt6tVCGoFnBzqH7 , na costa ocidental do Iémen. Al Hudaydah é a quarta maior cidade do Iémen e o seu principal porto no Mar Vermelho, com importantes instalações de carga e petrolíferas.
A acção foi designada por Operação "Outstretched Arm", em Português "Braço Estendido", parte de uma referência de caracter religioso sobre o poder de Deus, presente na passagem bíblica Deuterónimo 26:8, "(...) E o Senhor nos tirou do Egipto com mão forte, e com braço estendido (...)". Os objectivos bombardeados pela aviação israelita distam cerca de 2 000 km do Sul de Israel. Entre as aeronaves envolvidas esteve pelo menos um F-15 "Baz", número de cauda 667, da 133.ª Esquadra ("Knights of The Twin Tail") da Força Aérea de Israel, que operam a partir da Base Aérea de Nof (ICAO: LLEK), a cerca de 25 km a Sudeste do centro de Tel-Aviv.
A 19 de Julho de 2024, "um drone" de longo alcance Samad-3 (de fabrico iraniano) projectado pelo "Movimento Houthi" a partir do Iémen, seguindo uma rota terminal a partir de Oeste, atingiu o centro de Tel Aviv ("תל אביב"), a segunda maior cidade de Israel e seu centro económico e financeiro, provocando um morto e dez feridos.
O "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levou a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi".





Foto aeronave via Forças de Defesa de Israel (IDF)
Foto Al Hudaydah via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA