Força Nacional Destacada das Forças Armadas Portugueses treina com VAMTAC ST5 e Pandur Ambulância na Força de Reacção Rápida da MINUSCA
Bangui, República Centro Africana
Junho de 2024Treino de militares da 15.ª Força Nacional Destacada como Força de Reacção Rápida ("Quick Reaction Force", QRF) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), 15.ª QRF/MINUSCA, em Junho de 2024, em Bangui, na República Centro Africana (RCA). O treino aqui realizado visa, após a chegada à RCA desta rotação de forças, em Maio de 2024, elevar a mesma ao nível de Capacidade Operacional Total ("Full Operational Capability") já em pleno contexto daquele Teatro de Operações.
Em primeiro plano temos uma viatura táctica ligeira blindada 4x4 URO VAMTAC ST5 BN3, armada com metralhadora pesada calibre 12,7x99mm (.50"). No tejadilho, em posição central-dianteira e nas laterais sobre as portas, temos, sob cobertura protectora, as 3 unidades do sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L ("Rapid Obscuring System - Land"), equipadas cada uma com 5 lançadores de cargas de 40x280 mm que permitem a criação de cortinas de fumo multi-espectro - com interrupção da linha de vista e componentes de barramento de infra-vermelho e laser (contra sistemas electro-ópticos e armas guiadas). À direita na foto, sob o telheiro, temos visível a dianteira de uma viatura táctica média de transporte de carga todo o terreno 4x4 Mercedes-Benz Unimog (1750) de 5 toneladas. Em segundo plano temos uma viatura blindada 8x8 Pandur II na variante de ambulância (AMB, "Ambulance") / viatura de evacuação médica (MEV, "Medical Evacuation Vehicle").
A 15.ª QRF/MINUSCA, sob comando do (OF-4) Tenente-Coronel Henrique José Caetano Carvalho, é uma força maioritariamente constituída por militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (1BIPara), aprontados pelo Regimento de Infantaria N.º 15 (RI15), sediado em Tomar, compreendendo 215 militares, com elementos dos 3 ramos das Forças Armadas Portuguesas.
Foto via Exército de Portugal
Comentários