Frota de muito alta prontidão da NATO em exercícios ao largo da Noruega
Atlântico Norte
25 de Abril de 2023Vista a partir da ré da FGS Mecklenburg Vorpommern, F218 (Alemanha), a 25 de Abril de 2023, de parte da frota NATO envolvida no exercício "Dymanic Mongoose" no Atântico Norte, entre as costas da Noruega, das Ilhas Faroe e da Islândia. O exercício foi conduzido por uma força reforçada do "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1), parte do "Very High Readiness Joint Task Force (VJTF) - Maritime", a força tarefa marítima conjunta da NATO de muito alta prontidão. Na foto, da esquerda para a direita, temos: NRP Bartolomeu Dias, F333 (Portugal); HNoMS Fridtjof Nansen, 310 (Noruega); ESPS Alvaro de Bazan, F101 (Espanha); ORP General T. Kosciuszko, 273 (Polónia); HMS Portland, F79 (Reino Unido); HNLMS Van Amstel, F831 (Países Baixos); FS Somme, A631 (França); RFA Tidesurge, A138 (Reino Unido)
Tendo-se iniciado a 24 de Abril de 2023 em Trondheim, na região centro da Noruega, decorreu ao longo de 11 dias até 5 de Maio de 2023, com 14 navios de superfície, 4 submarinos e 8 aeronaves de patrulha marítima envolvidos, esta edição do exercício anual "Dynamic Mongoose", sob égide da NATO, envolveu a participação de 12 nações (Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Reino, Unido, Estados Unidos e Islândia). É especialmente orientado às tácticas de guerra anti-submarina ("Anti-Submarine Warfare", ASW), sendo regularmente o maior exercício em tal âmbito conduzido pela NATO.
A participação do NRP "Bartolomeu Dias" da Marinha Portuguesa nesta rotação do SNMG1 iniciou-se com a sua partida da Base Naval de Lisboa (BNL), a 26 de Fevereiro de 2023, sob comando do Capitão-de-fragata José João Rodrigues Pedra, contando nesta missão uma guarnição de 168 militares, incluindo um pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados.
Foto por Primeiro-Sargento (OF-8) da Marinha Francesa Stéphane Dzioba | via Comando Marítimo NATO (NATO MARCOM)
Comentários