Sonoboias em P-8A "Poseidon" da "Royal Air Force" em exercício no Oceano Pacífico


Hawaii, Oceano Pacífico
Julho de 2024

Sonoboia passiva DIFAR/SPL, da norte americana Sonobuoy Tech Systems, em um dos dois Poseidon MRA1 (Boeing P-8A) da Força Aérea Britânica ("Royal Air Force", RAF) a participar na edição 2024 do exercício bienal "Rim of the Pacific" (RIMPAC), na região do Hawaii, no Norte do Oceano Pacífico, em Julho de 2024. DIFAR é o acrónimo para "Directional Frequency Analysis and Recording", "Gravação e Análise Direccional de Frequências"; SPL é o acrónimo para "Sound Pressure Level", Nível de Pressão Sonora.

As sonoboias, grosso modo, um sonar descartável, são projectadas com recurso a um paraquedas, para retardar a sua queda e, após mergulho na água, é activada a sua flutuação com recurso a dispositivo inflado por CO2, e então colocado na profundidade ajustada um sistema de hidrofones que, pelos sistemas de comunicação incluídos, irá transmitir para a aeronave a informação de localização (e.g., de um submarino) que consiga obter, podendo operar em janelas até 8 horas e a profundidades até 300 metros.

O P-8A "Poseidon" conta com 3 sistemas lançadores pneumáticos de sonoboias (com 10 tubos cada) e que podem ser reabastecidos em voo, em cerca de 6 minutos (cada um), a partir do interior. Estes 3 sistemas, cilíndricos e de rotação circular automática, produzidos pela norte-americana L3Harris ("Sonobuoy Rotary Launch System", SRL), podem ser vistos, com pegas amarelo-vivo, à retaguarda do militar britânico (2 à esquerda e 1 à direita). Os P-08 Podem transportar 129 unidades de sonoboias.

A RAF conta actualmente com 9 destas aeronaves (a primeira recebida em 2019) a operar nos seus "120 Squadron" e "201 Squadron" a partir da base de Lossiemouth. Foi desta base, no norte da Escócia, que estas 2 unidades (08 e 09) partiram em início de Julho de 2024 para participar neste exercício, numa projecção de cerca de 12 000 km rumo a Honolulu, no Hawaii, com uma paragem técnica para re-abastecimento em Goose Bay no Canada e pernoita posterior em Seattle, já na costa do Pacífico dos EUA.

O Boeing P-8A "Poseidon" é uma aeronave tripulada por 2 pilotos e com 7 elementos de missão, com um peso máximo à descolagem de 85,8 toneladas, com 39,47 metros de comprimento, uma altura de 12,83 metros e uma envergadura de 37,64 metros. Propulsionada por dois motores CFM56-7B27A, consegue uma velocidade máxima de 907 km/h (em cruzeiro, 815 km/h), com um tecto de 12 500 metros de altitude, e com uma raio de acção de 2 225 km (e de até 8 3000 km em ligação). O "Poseidon" pode receber, nos seus 5 suportes internos e 6 externos, diferentes combinações de equipamento e armamento (compreendendo torpedos, cargas de profundidade, mísseis, sonoboias, etc). Em Março de 2024 haviam sido construídas 178 unidades.

Foto via RAF




"Sonobuoy Rotary Launch System" (SRL) da L3Harris. Lançador pneumático rotativo com capacidade 10 sonoboias. Foto via L3Harris


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA