Helicóptero da Marinha do Brasil em apoio ao combate a incêndios na região do Pantanal


Brasil
Junho-Julho de 2024

Equipa de prevenção e combate aos incêndios florestais (PREVFOGO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) embarca em helicóptero "Super Cougar" H225M C-SAR (03, N-7203), designação local UH-15A, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) da Marinha do Brasil, na região do Pantanal, em Junho-Julho de 2024. A região do Pantanal, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região central-oeste do Brasil, tem sido assolada, desde Junho de 2024, por diversos incêndios florestais.

Reforçando as acções em curso por parte de meios militares desde inícios de Junho de 2024 (Operação "Pantanal II"), o Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi activado a 27 de Junho de 2024 (Portaria GM-MD Nº 3.179), combinando e coordenando, sob comando do General Luiz Fernando Estorilho Baganha, os meios e acções da Marinha, Força Aérea e Exército do Brasil nas acções de combate aos incêndios na região do Pantanal.

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) foi estabelecido em 2001 e com Portaria regulamentar de 2022, parte da estrutura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), tendo como missão promover, apoiar, coordenar e executar actividades de educação, pesquisa, monitorização, controlo de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil, avaliando os seus efeitos sobre os ecossistemas, a saúde pública e a atmosfera.

O H225M é um helicóptero propulsionado por 2 motores, capaz de uma velocidade máxima de 324 km/h (em cruzeiro 262 km/h), com um alcance operacional de 920 km e um tecto de altitude máxima de 6 095 metros. Tripulado por 2 elementos (piloto e co-piloto) pode transportar 28 militares equipados ou 5,6 toneladas de carga. Tem 19,5 metros de comprimento, um peso em vazio de 5,3 toneladas e um peso máximo à descolagem de 11,2 toneladas.

Em 2008 o Ministério da Defesa do Brasil encomendou 5 dezenas de unidades da plataforma H225M, em diferentes versões, distribuídas por cada um dos 3 ramos das suas Forças Armadas. O "Super Cougar" aqui presente, produzido na unidade fabril Brasileira da Helibras (subsidiária local da Airbus), foi recebido pela Marinha do Brasil a 26 de Dezembro de 2018, correspondendo então à décima unidade entregue para serviço da mesma.

Foto via Marinha do Brasil

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA