Bombardeiros estratégicos da Federação Russa e da China interceptados pelos EUA e Canadá ao largo do Alaska


Estreito de Bering, Pacífico
24 de Julho de 2024

Uma formação composta por 4 bombardeiros estratégicos, dois quadrimotores a hélice Tu-95 da Força Aérea Russa e dois bimotores a jacto H-6 da Força Aérea da China, escoltados por caças Su-30SM e Su-35S da Força Aérea Russa, numa missão de treino conjunto, foram interceptados, em espaço aéreo internacional, no Estreito de Bering, entre o Alaska (EUA) e a região de Chukotka ("Чукотский", Federação Russa) no espaço da "Air Defense Identification Zone" (ADIZ) do Alaska, a 24 de Julho de 2024. A intercepção foi conduzida, face aos procedimentos "standard" do comando NORAD ("North American Aerospace Defense Command"), por 2 aeronaves F-16 e uma aeronave F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e por 2 aeronaves CF-18 da Força Aérea do Canadá (RCAF). Trata-se da primeira missão de treino conjunto da Rússia e da China neste contexto geográfico.
A região de Chukotka ("Чукотский"), localizada na parte mais a Este da Federação Russa, sujeita a condições climatéricas muito austeras e com uma das menores densidades populacionais do planeta, dista, na sua parte mais extrema, atravessando o estreito de Bering, apenas cerca de 55 milhas (menos de 90 Km) do Alaska (EUA). No final do vídeo podemos observar a aterragem de um dos Tu-95 da Força Aérea Russa na Base Aérea de Ukrainka ("Украинка"), geo-referenciação 51.15665711840897, 128.4556152996044 , https://maps.app.goo.gl/hGPu7g7kZYC53ans9 , na região de Amur (Federação Russa, a cerca de 110 da fronteira, a Leste, com a China, e cerca de 3 800 km do Estreito de Bering (cerca de 5 horas de voo). O 182.º Regimento de Bombardeiros Pesados da 326.ª Divisão da Força Aérea da Federação Russa, opera com Tu-95 MS a partir desta Base Aéra.
As "Air Defense Identification Zone" (ADIZ), lit. "Zonas de Identificação de Defesa Aérea", existem actualmente em 20 países (Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Filipinas, Índia, Indonésia, Irão, Japão, Malásia, Mianmar, Noruega, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnam) e destinam-se, num espaço anterior ao espaço aéreo territorial, a identificar antecipadamente aeronaves que possam ser consideradas uma potencial ameaça à respectiva segurança nacional. As ADIZ são comunicadas à ICAO ("International Civil Aviation Organization"), ainda que não seja reguladas por esta, mas sim pelas autoridades nacionais.



Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"





Mapa da ADIZ ("Air Defense Identification Zone") Alaska, via FAA, in https://www.faa.gov/about/office_org/headquarters_offices/ato/service_units/systemops/fs/alaskan/advisories/adiz



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA