Fragata "D. Francisco de Almeida" da Marinha Portuguesa parte em missão NATO


Lisboa, Portugal
29 de Julho de 2024

A fragata NRP D. Francisco de Almeida, número de amura F334 da Marinha Portuguesa, a largar da Base Naval de Lisboa, a 29 de Julho de 2024, para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1). Com a missão a decorrer, entre outros, nas costas da Noruega, Escócia e Islândia, estará de regresso a Lisboa dentro de 3 meses e meio, a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, "drones").

Esta fragata esteve, entre a 2.ª quinzena de Maio e a primeira de Julho de 2024 em Plymouth, no Sul de Inglaterra, no "Operational Sea Training" promovido pelo "Fleet Operational Standards and Training" (FOST) da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"). O FOST é a organização da "Royal Navy", comandada desde Julho de 2023 pelo Comodoro (OF-6) Andrew Ingham, com a responsabilidade de treino e certificação dos respectivos meios navais bem como, com certificação internacional, de parceiros e aliados em contexto NATO.

O NRP D. Francisco de Almeida (cujo nome homenageia o 1.º Vice-Rei da Índia e a sua liderança na Batalha Naval de 2 de Fevereiro de 1509 frente a Diu) é um navio de luta anti-submarina, construído no estaleiro de Schelde Group (Holanda), originalmente lançado à água a 21 de Novembro de 1992 e que viria a servir como HNLMS Van Galen (número de amura 834) na Marinha Holandesa, como sétimo navio da classe Karel Doorman. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 15 de Janeiro de 2010, como o segundo navio da classe Bartolomeu Dias, com o número de amura F334.

Com uma guarnição base de 158 elementos, tem um comprimento de 122,25m, uma boca máxima de 14,4m, deslocando 3 320 toneladas, com uma velocidade máxima de 18 nós na variante de propulsão diesel (e de 29 nós com as turbinas a gás). Está armado com uma peça de artilharia OTO Melara de 76 mm; com 16 mísseis Mk 48 VLS Sea Sparrow (curto alcance de defesa antiaérea); com 2x4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2x2 tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, "Close-In Weapons System", CIWS Goalkeeper, assente num canhão GAU-8 Avenger de 30 mm com 7 canos rotativos ("Gatling"); e podendo estar equipada com um helicóptero Westland Lynx Mk95, para o qual possuí hangar e convés de voo.

Foto via Marinha Portuguesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA