Fragata "D. Francisco de Almeida" da Marinha Portuguesa parte em missão NATO
Lisboa, Portugal
29 de Julho de 2024A fragata NRP D. Francisco de Almeida, número de amura F334 da Marinha Portuguesa, a largar da Base Naval de Lisboa, a 29 de Julho de 2024, para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1). Com a missão a decorrer, entre outros, nas costas da Noruega, Escócia e Islândia, estará de regresso a Lisboa dentro de 3 meses e meio, a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, "drones").
Esta fragata esteve, entre a 2.ª quinzena de Maio e a primeira de Julho de 2024 em Plymouth, no Sul de Inglaterra, no "Operational Sea Training" promovido pelo "Fleet Operational Standards and Training" (FOST) da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"). O FOST é a organização da "Royal Navy", comandada desde Julho de 2023 pelo Comodoro (OF-6) Andrew Ingham, com a responsabilidade de treino e certificação dos respectivos meios navais bem como, com certificação internacional, de parceiros e aliados em contexto NATO.
O NRP D. Francisco de Almeida (cujo nome homenageia o 1.º Vice-Rei da Índia e a sua liderança na Batalha Naval de 2 de Fevereiro de 1509 frente a Diu) é um navio de luta anti-submarina, construído no estaleiro de Schelde Group (Holanda), originalmente lançado à água a 21 de Novembro de 1992 e que viria a servir como HNLMS Van Galen (número de amura 834) na Marinha Holandesa, como sétimo navio da classe Karel Doorman. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 15 de Janeiro de 2010, como o segundo navio da classe Bartolomeu Dias, com o número de amura F334.
Com uma guarnição base de 158 elementos, tem um comprimento de 122,25m, uma boca máxima de 14,4m, deslocando 3 320 toneladas, com uma velocidade máxima de 18 nós na variante de propulsão diesel (e de 29 nós com as turbinas a gás). Está armado com uma peça de artilharia OTO Melara de 76 mm; com 16 mísseis Mk 48 VLS Sea Sparrow (curto alcance de defesa antiaérea); com 2x4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2x2 tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, "Close-In Weapons System", CIWS Goalkeeper, assente num canhão GAU-8 Avenger de 30 mm com 7 canos rotativos ("Gatling"); e podendo estar equipada com um helicóptero Westland Lynx Mk95, para o qual possuí hangar e convés de voo.
Foto via Marinha Portuguesa
Comentários