Viatura anfíbia do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos em manobras no Japão


Okinawa, Japão
26 de Junho de 2024

Entrada de um ACV ("Amphibious Combat Vehicle", "Viatura de Combate Anfíbio") da "Battalion Landing Team" (BLT) 1/5 da "15th Marine Expeditionary Unit" (15 MEU) do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC) para a doca alagada do USS "Harpers Ferry" (LSD 49) em manobras anfíbias junto à Base Naval de White Beach na ilha de Okinawa, no Japão, a 26 de Junho de 2024.

A ACV ("Amphibious Combat Vehicle", "Viatura de Combate Anfíbio"), é uma plataforma de 32 toneladas, com 9,2 metros de comprimento, 3,1 metros de largura e 2,9 metros de altura. Trata-se de uma viatura 8x8, anfíbia, guarnecida por 3 elementos e com capacidade de transportar até 13 militares equipados. Tem uma velocidade máxima de 105 km/h em estrada e de 6 nós em mar aberto, com um alcance de 532 km em terra e até 12 milhas náuticas no mar (aproximadamente 22 km).

As primeiras 36 unidades entregues, ACV-P, estão armadas com uma metralhadora pesada M2HB em calibre .50 BMG, sobre uma plataforma de operação remota ("Remote Controlled Weapon Station", RCWS). Construída pela BAE Systems / IVECO Defense Vehicules, a ACV foi aprovada pelos USMC em testes de capacidade operacional a 13 de Novembro de 2020, a que seguiu a passagem para produção em ritmo integral, a partir de 2021, para a entrega de mais 80 viaturas por ano ao longo dos 5 anos seguintes. Projectam-se variantes da mesma compreendendo torre com canhão automático de 30 mm (ACV-30), uma viatura de comando e controlo (ACV-C) e uma viatura de recuperação (ACV-R).

O USS Harpers Ferry (LSD 49) é um navio de apoio a desembarque e assalto anfíbio da classe "Harpers Ferry", ao serviço da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy") desde 1995, que desloca 15 939 toneladas, com 186 metros de comprimento e uma boca de 26 metros. Com uma velocidade máxima de 20 nós, conta com uma guarnição em redor de 400 elementos, podendo transportar mais de 500 fuzileiros equipados ou diferentes combinações de viaturas e embarcações de apoio ao desembarque. Está armado com duas peças Mk38 de 25mm, duas plataformas CIWS ("Close-in Weapon System") Phalanx de 20mm, dois lançadores de mísseis de defesa anti-aérea RIM-116 RAM e seis metralhadoras M2HB em calibre .50 BMG. Conta com doca alagada (onde pode transportar 2 LCAC, "Landing Craft Air Cushion", vulgo "hovercrafts") e com um convés de voo que pode receber dois helicópteros.

A Ilha de Okinawa, localizada a 1 500 km ao sul de Tóquio e cerca de 600 km a Leste de Taiwan, abriga várias bases e campos de treino militares dos Estados Unidos (Corpo de Fuzileiros, Marinha, Força Aérea e Exército). A ilha tem cerca de 106 km de comprimento e uma largura entre os 3 e os 28 km, ocupando uma superficie de 120 700 hectares (1 206 km quadrados). Equivale, sensivelmente, à superfície combinada das ilhas de São Miguel e da Terceira da Região Autónoma dos Açores.

Foto por Sang Kim | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA