A CAVALARIA DO CAPITÃO MAIA
Rua do Arsenal, Lisboa, Portugal
25 de Abril de 1974Na manhã de 25 de Abril de 1974, cerca das 10h00, entre o número 80 da Rua do Arsenal e a Praça do Município, em Lisboa (geo-referenciação 38.70766056538572, -9.139775461401381), enfrentam-se dois carros de combate M-47 "Patton", de um esquadrão do Regimento de Cavalaria n.º 7 (RC7), liderados pelo Brigadeiro Junqueira dos Reis, segundo-comandante da Região Militar de Lisboa, face a duas viaturas blindadas Panhard EBR 75 FL10 e uma Panhard AML HE 60-12 da Escola Prática de Cavalaria (EPC) de Santarém, lideradas pelo Capitão Fernando José Salgueiro Maia.
As viaturas blindadas, barrando, junto à Praça do Município, o acesso, via Rua do Arsenal, à Praça do Comércio (à sua rectaguarda), estão afectas ao Movimento das Forças Armadas (MFA) que desenrolava aqui as operações de um Golpe de Estado visando a deposição do Estado Novo, cujas forças leais, com os carros de combate à sua frente, os enfrentam.
Ao centro, de braços abertos, está o Tenente Alfredo Correia Mansilha Assunção procurando negociar uma rendição por parte do comando e dos operacionais dos carros-de-combate, o que viria a suceder - com os operacionais a recusarem executar ordens de fogo por parte do Brigadeiro Junqueira dos Reis, e estes meios a ficarem ao dispor para o desenrolar das operações por parte do MFA.
O M-47 "Patton" é um carro de combate de fabrico norte-americano, de 42 toneladas, com 6,30 metros de comprimento, 3,51 metros de largura, 2,95 metros de altura e com 5 tripulantes. Está armado com 1 peça M36 de 90 mm (armazenando 71 munições), 2 metralhadoras Browning M-1919 A4 de 7,62 mm (uma co-axial à esquerda da peça principal e outra na parte dianteira, direita, do chassis) e uma metralhadora pesada Browning M-2 HB de 12,7 mm (.50) sobre a torre. Equipado com um motor Continental AV- 1790-5B de doze cilindros em V, a gasolina, consegue uma velocidade máxima de 48 km/m com uma autonomia de 130 km. Portugal foi, em 1952, o primeiro país Europeu a receber o M-47. Foram adquiridas 116 unidades desta especificação (M/1952).
A Panhard EBR ("Panhard Engin Blindé de Reconnaissance") é uma viatura blindada, de fabrico francês, 8x8, com 6,15 metros de comprimento, 2,42 metros de largura, 2,24 de altura e com 4 tripulantes. No seu modelo de 1954, com 14,7 toneladas, está equipada com a torre FL10 A2C (a mesma do AMX-13) armada com uma peça de 75 mm, SA50, estriada e de alta-velocidade, com 36 munições armazenadas, municiada a partir de um sistema automatizado com dois tambores de 6 munições cada. A EBR conta ainda com 3 metralhadoras MAC31 Reibel 7.5 mm - uma co-axial à direita da peça principal, uma na parte dianteira-inferior do chassis (na posição do condutor) e uma terceira (opcional) na torre de comando. Equipada com o motor a gasolina Panhard 12 H 6000 S consegue uma velocidade máxima de 115 km/h e tem um alcance operacional de 700 km. Portugal adquiriu, em 1959, 50 unidades desta especificação (M/1959).
A Panhard AML ("Auto Mitrailleuse légère", "Auto Metralhadora Ligeira") HE 60-12 é uma viatura blindada, de fabrico francês, 4x4. Este modelo, de 4,8 toneladas, com 3,79 metros de comprimento, 1,97 metros de largura, 2,07 metros de altura e com 3 tripulantes, está armado com um morteiro de 60 mm, CM60A1, com carregamento por culatra, e duas metralhadoras Mac 34 de 7,62 mm. Equipada com um motor a gasolina Panhard 1.99L Mod.4HD, de 4 cilindros, tem uma velocidade máxima de 105 km/h com uma autonomia de 400 km. Portugal adquiriu, em 1965, 40 unidades desta especificação (M/1965).
Foto por José Cerqueira Antunes (Diário Popular)
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