"LAGARTAS" REPARADAS EM CAMPO


Mariupol, Ucrânia
14 de Abril de 2022

Um carro de combate T-72, variante B3 M (tammbém designada por B3 obr. 2016), ao serviço de elementos das Forças Armadas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"), pró-Federação Russa, a 12 de Abril de 2022, na zona de Livoberezhnyi, na parte Leste da cidade de Mariupol, no Sul da Ucrânia. Além dos danos na sua "lagarta" esquerda, em reparação de campo por parte de um dos seus tripulantes, este T-72 apresenta muitos outros danos - em particular na sua parte posterior onde, em redor da torre e das laterais, a maior parte das grades de protecção já desapareceu.

Esta variante B3 M do carro de combate T-72, com 45 toneladas, corresponde a um "upgrade" da série T-72 B, compreendendo o sistema de mira multicanal "Sosna-U" para o apontador (com imagem térmica), nova plataforma de rádio VHF, plataforma de carregamento melhorada, peça 2A46-M (125 mm/L48), com suporte para novas tipologias de munição. Está equipado com blindagem reactiva "Kontakt-5", a mesma que equipa os carros de combate T-90 e T-80U, bem como "Relkit" para o conjunto de protecções laterais e da parte lateral-posterior da torre. Conta ainda, nas secções posteriores e na rectaguarda, com protecção de grelhas para deflagração prematura de projécteis anti-carro.

O T-72 B3 M entrou ao serviço em 2017, tem uma tripulação de 3 elementos, e pode disparar mísseis 9M119 Svir e 9M119M Refleks (AT-11 Sniper na designação NATO) da mesma forma que munições standard, a partir da sua peça de alma-lisa de 125 mm. Transporta 45 munições (22 das quais no carregador automático).

Foto por Sergei Bobylev | TASS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"