FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS RUMO À ROMÉNIA


Leixões, Matosinhos, Portugal
Abril de 2022

Embarque de uma viatura táctica ligeira blindada (VTLB) VMATC ST5 do Exército Português, no Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TGCL), Matosinhos, Porto, Portugal. Os meios assim embarcados, num navio cargueiro fretado à FLS Freight & Logistics Solutions (o "AYA M", IMO 9007867, de 8 407 toneladas) , partiram a 5 de Abril de 2022, com destino a Alexandrópolis, na Grécia. Desta região, seguiram, por via terrestre, até ao destino final em Caracal na Roménia (na região de Olt, junto à fronteira com a Bulgária) - onde as Forças Armadas Portuguesas, através da "1.ª Força Nacional Destacada Conjunta para a Roménia", enquadram as operações da NATO no âmbito "Tailored Forward Presence".

Esta Força é composta pelas seguintes sub-unidades: Comando e Estado-Maior; uma Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas; um Módulo Conjunto de Informações; um Módulo de Defesa Antiaérea; um Módulo Geográfico e Meteorológico; e um Módulo de Apoio; e ainda uma Força Tarefa Terrestre de Operações Especiais. Está compreendido nesta força um efectivo total de 221 militares (20 dos quais elementos de Operações Especiais).

Esta 1.ª Força Nacional Destacada Conjunta para a Roménia, composta maioritariamente por militares do Exército, integrando também militares da Marinha e da Força Aérea, chegou à Roménia (por via aérea) a 15 de Abril de 2022. Os meios transportados por via naval, compreendendo 46 viaturas de rodas e 19 atrelados, bem como 16 contentores de 20 pés com material de sustentação logística, chegou ao destino final a 17 de Abril de 2022.

A URO VMATC ST5 está ao serviço do Exército Português desde 2020, fabricada pela URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), tem 10,25 toneladas, um comprimento de 5,2 metros e uma altura de 2,7 metros, podendo transportar, incluindo tripulantes, até 5 elementos. Tem como armamento principal uma metra​lhadora pesada Browning 12,7mm, podendo integrar, alternativamente, um lança granadas automático ou uma metralhadora ligeira. ​

Trata-se de um cargueiro "Ro-Ro", designação curta para "Roll on - Roll off", que designa a tipologia de um cargueiro que permite que viaturas possam ser embarcadas e desembarcadas usando os seus próprios meios motrizes.

Foto por APDL | Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas