OPERACIONAIS E EQUIPAMENTO SOBRE UM BTR-D


Mariupol, Ucrânia
24 de Março de 2022

Militares das Forças Armadas da Federação Russa, em Mariupol ("Маріу́поль"), no Sul da Ucrânia, numa viatura blindada anfíbia BTR-D (variante da BMD-1).

As caixas metálicas, de cor amarelo-mostarda, transportam (ou transportaram) mísseis guiados anti-carro 9M113M "Konkurs" ("Конкурс"), AT-5B Spandrel B, um dos quais pode, aliás, ser visto em posição transversal, ao centro, logo abaixo da metralhadora pesada NSV ("Никитина-Соколова-Волкова"), "Utyos", em calibre 12,7 mm, montada sobre tripé de campo (um conjunto com 41 Kg, 25 dos quais correspondentes à arma). O segundo militar a contar da direita da foto, tem preso com o seu braço direito o tripé de operação da plataforma do 9M113M "Konkurs".

Podemos ainda reparar na caixa de cor verde, aberta, na rectaguarda, mostrando um conjunto de munições VOG-17 de 30×29mm, para lança granadas automático AGS-17 "Plamya" - de que podemos ver, com a respectiva fita, mais algumas munições, um pouco mais adiante, logo acima da marcação com o "Z" a branco no chassis. É ainda possível distinguir as armas individuais - espingardas automáticas AK-12, em calibre 5.45×39mm, ao serviço desde 2018.

As iniciais BTR-D resultam de "Bronetransportyor Desanta" (БТР-Д, "Бронетранспортер Десанта") literalmente "Transporte Blindado Aerotransportado"; A BTR-D é uma viatura blindada afecta às Forças Aerotransportadas (VDV, "Vozdushno-Desantnye Voyska") das Forças Armadas da Federação Russa, com especial foco na sua mobilidade e flexibilidade. Tem um peso base de 8 toneladas e meia, é tripulada por 3 elementos, podendo transportar até um máximo de 10 militares.

Foto por Alexander Ermochenko | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA